Reprodução/Ascom MPPA
Reprodução/Ascom MPPA

Aumento de casos de leishmaniose preocupa autoridades no interior do Pará

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O promotor de Justiça titular de Ourilândia do Norte, Odelio Divino Garcia Júnior realizou vistoria nesta quarta-feira, 18, no Centro de controle de Zoonoses (CCZ), conjuntamente com a técnica do GATI Maria do Carmo Andion Farias, representantes do 12º Centro Regional de Saúde da SESPA, Conselho Regional de Medicina Veterinária CRMV-PA e da Vigilância epidemiológica do município. A visita teve como objetivo avaliar a execução das ações, das atividades e das estratégias de vigilância, prevenção e controle de zoonoses de relevância para a saúde pública, uma vez que o município registrou cinco casos do agravo leishmaniose, sendo três casos leishmaniose visceral e dois casos de Leishmaniose cutânea e um óbito.

A leishmaniose visceral é uma zoonose transmitida ao homem pela picada do inseto vetor (flebotomíneo) infectado, tendo como reservatórios animais silvestres e o cão. É uma doença de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar ao óbito em até 90% dos casos humanos.

CONTINUE LENDO...

O representante da SESPA relatou que foi disponibilizado teste rápido para realizar a triagem de animais suspeitos. Caso seja positivo, é realizado um segundo exame, o ensaio imunoenzimático confirmatório, que é realizado no município de Conceição do Araguaia . A SESPA vai capacitar os técnicos do município para a realização do controle químico do vetor por meio da utilização de inseticida e disponibilizará coleiras repelentes.

O Fiscal do CRMV- PA orientou os técnicos do município para o cadastramento do CCZ no órgão e da importância da anotação de responsabilidade técnica.

Durante a vistoria foi constatado pela técnica do GATI que o município de Ourilândia do Norte não realiza o controle populacional de cães e gatos através da castração cirúrgica. O município possui uma população animal composta de 5.895 cães e 1.543 gatos. Os animais não são identificados através do uso de dispositivos eletrônicos (microchips), para evitar o abandono dos animais nas vias públicas. No momento da vistoria estavam abrigados no CCZ 25 cães.

Após a conclusão da Análise técnica do GATI, o promotor de justiça irá expedir uma recomendação para que o município adote medidas de controle e prevenção da doença, visando preservar a saúde da população.

Com informações da Ascom MPPA.

VER MAIS

VER MAIS