Tomar banho diariamente é necessário? confira o que a ciência diz

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O brasileiro em geral, é um grande amigo do chuveiro. Enquanto em alguns países, o ato de tomar banho não é um hábito diário, por aqui, é comum que as pessoas tomem dois ou mais banhos por dia. Porém, com a frente fria que derrubou as temperaturas em alguns estados das regiões do Brasil, muita gente está começando a repensar a necessidade de ficar embaixo do chuveiro.

A questão é complexa: alguns pesquisadores acreditam que o banho diário pode acabar “limpando demais”, retirando bactérias da pele e tornando o sistema imunológico mais enfraquecido.

CONTINUE LENDO...

Essa hipótese sugere que o hábito pode estar por trás da maior quantidade de casos de alergia e doenças autoimunes que são diagnosticadas atualmente, já que o organismo não teria contato suficiente com micro-organismos para se fortalecer. Os crentes dessa teoria defendem que dois banhos por semana seriam suficientes.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Utah, dos Estados Unidos, que observou indígenas de áreas remotas da Amazônia, descobriu que os indivíduos não se higienizam todos os dias e possuem maior diversidade de bactérias na pele. A teoria dos cientistas é que os micro-organismos são responsáveis por evitar que os indígenas fiquem doentes com frequência.

Por outro lado, pesquisas mostram que um indivíduo que trabalha em escritório, por exemplo, pode ter contato com 10 milhões de bactérias, algumas delas causadoras de doenças. Deste modo, o banho diário seria essencial para reduzir a chance de ficar enfermo. Também é importante tomar banho depois do exercício, para retirar a camada de suor da pele.

Menos sabonete

O meio termo entre as duas teorias é tomar banho todo dia, mas evitar ensaboar todo o corpo, dando preferência apenas para as partes que emitem odores, como pés e axilas. A lavagem de mãos deve acontecer várias vezes ao dia, e as roupas devem ser trocadas e lavadas.

No final das contas, não tomar banho um dia não faz mal para a saúde, mas favorece o acúmulo de bactérias. No Brasil, um país tropical, onde se sua muito, é interessante lembrar que o banho diário serve não só para limpar o corpo, mas também para acordar de manhã ou relaxar e favorecer o sono no final do dia.

Com informações do Metrópoles

VER MAIS

VER MAIS