Bruna Griphao é acusada de racismo e Globo deve agir, diz advogado

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Nesta segunda-feira, 3, pouco antes do Jogo da Discórdia, as falas de Bruna Griphao reacenderam o debate sobre racismo no BBB 23. Na internet, parte do público acusa a atriz de ter feito rimas preconceituosas contra Sarah Aline, com quem Griphao teria um embate na dinâmica daquela mesma noite. A polêmica fez com que a equipe da psicóloga se posicionasse e investigasse o caso.

Fora da dinâmica que inicia a semana, em outros momentos durante a última semana, Bruna se referiu à Sarah como a participante que teria o jogo mais confortável da casa. Na fala criticada, a atriz diz que “aqui, se você tá confortável, come uma banana. Quando tá desconfortável, todo mundo espana”. Por outro lado, outra parte dos fãs do programa afirmou que Bruna não falava sobre Sarah, já que ela não menciona o nome da psicóloga, mas sim sobre Alface, que também é negro.

Em entrevista ao portal Splash, o advogado e presidente da Associação Nacional de Advocacia Negra (ANAN), Estevão Silva explica que as falas de Bruna são consideradas racismo recreativo. A prática passou a ser considerada criminosa a partir de 13 de janeiro deste ano, quando o presidente Lula sancionou a Lei 14.532, que pune expressamente a prática.

CONTINUE LENDO...

“Bem resumidamente, racismo recreativo ocorre quando alguém usa de termos em atos recreativos como piadas, gestos, desenhos e outras formas de recreação, contendo elementos racistas ou discriminatórios”, disse Estevão.

A equipe da atriz postou o vídeo do momento e defendeu dizendo que, novamente, uma fala teria sido tirada do contexto para uma “acusação infundada de racismo”. Veja o vídeo:

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }