Foto: Ag. Belém
Foto: Ag. Belém

16ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Mosqueiro acontece neste domingo; confira a programação

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O distrito de Mosqueiro receberá neste domingo, 30, a 16ª Parada do Orgulho LGBTI+ chamando o público para celebrar o amor na reta final do verão 2023. A concentração será na pracinha do Chapéu Virado a partir das 11h, seguindo pela rua Eurico Romariz, até o bairro do Aeroporto.

O percurso já está pronto. A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), intensificaram as ações de limpeza, capinação e pintura das calçadas das vias da festa. A Parada é a segunda maior do Estado, a primeira é de Belém, com previsão de público superior a 50 mil pessoas.

CONTINUE LENDO...


A Parada, segundo o cantor e compositor Eloi Iglesias, não é apenas uma festa popular, mas também uma afirmação da comunidade LGBTI+ por políticas públicas de valorização profissional e educação inclusiva e combate ao preconceito racial e de identidade de gêneros.

“Mosqueiro já é um polo em educação superior e, nós, da comunidade LGBTIA+, queremos pedir a ampliação desses cursos para que nosso público possa ter uma participação mais eficaz e vislumbrar um futuro melhor sem risco de perder nossa identidade, que é tão autêntica”, disse o cantor, na manhã desta sexta-feira, 28.

Saúde – Na véspera da festa, a coordenação do evento vai promover um dia dedicado ao cuidado da saúde do público. Os atendimentos serão na sede da Agência Distrital, na rua XV de Novembro, bairro da Vila, no horário de 8h às 13h.

Serão oferecidos serviços de enfermagem, testes rápidos de HIV/Aids, distribuição de preservativos, triagem com aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Para os pets serão oferecidos serviços de vacinação antirrábica e os tutores poderão fazer cadastro para castração e seu animal de estimação.

Para quem ainda não completou o calendário de vacinação contra a Covid-19, serão disponibilizadas as seguintes vacinas: Influenza; Bivalente, Covid Pfizer Pediátrica para crianças com idade acima de cinco anos; CovidD CoronaVac para público com idade acima de 3 anos, que ainda não se imunizou ou para completar o esquema vacinal.

Atrações – A Parada do Orgulho LGBTI+ tem o cantor Eloi Iglesias como “puxador” oficial, Johann, Edy Martins, Amanda, MC Believe, Yuri Barbosa e DJ Sexxa e convidados especiais da aparelhagem Crocodilo, que gravaram, em Mosqueiro, um novo vídeo do empreendimento musical.

Eloi Iglesias, que divide a coordenação do evento com Mellannie Marques e Bruno Gomes, defender o amor como elemento primordial nessa edição da Parada. “Foram quatro anos de sofrimento e negacionismo com nossa comunidade, agora, chegou a hora da celebração do amor, do reencontro com pessoas queridas, pedindo o fim do ódio e do preconceito”, destacou Iglesias.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }