A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) liberou a divulgação do resultado da Avaliação Quadrienal (2017-2020) dos programas que compõem o Sistema Nacional de Pós-Graduação. Os resultados da Universidade Federal do Pará (UFPA) mostram o aumento do conceito de 53 cursos de mestrado e doutorado, em 35 programas de pós-graduação (PPGs), abrangendo diversas áreas de conhecimento. Os dados institucionais foram apresentados pela gestão superior da universidade nesta quarta-feira, 14, em sessão no Auditório do Capacit, com a presença de coordenadores, docentes, técnicos e discentes da pós-graduação, além de gestores da instituição.
Ao todo, 100 PPGs da UFPA, com 94 mestrados e 47 doutorados, passaram pelo processo de avaliação no período 2017 a 2020. A escala de avaliação dos programas vai de 1 a 7, sendo 3 a nota mínima para a habilitação do programa e 5 a nota máxima para programas que têm apenas o mestrado.
CONTINUE LENDO...
Programas com doutorado que apresentem forte inserção internacional podem também alcançar as notas 6 e 7. Entre os 35 PPGs que subiram de conceito, 12 programas avançaram da nota 3 para 4, passando a habilitar-se para pleitear o doutorado; 19 programas subiram de 4 para 5; 2 programas subiram de 5 para 6: o de Física (PPGF), do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), e o de Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC); e 2 programas alcançaram a nota máxima, 7: o de Geologia e Geoquímica, do Instituto de Geociências (IG), e o de Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA); veja.

O aumento dos conceitos nessa avaliação superou o resultado do período quadrienal anterior (2013-2016), em que 29 cursos de 18 PPGs da UFPA subiram de conceito.