Acidente na PA-150, em Marabá, que matou 12 pessoas, é arquivado 

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) arquivou o caso por não haver indícios de responsabilidade diversa. 

Publicado em 26 de julho de 2024 às 18:14

Momento do acidente fatal que vitimou 12 pessoas, incluindo os motoristas de ambos os veículos
Momento do acidente fatal que vitimou 12 pessoas, incluindo os motoristas de ambos os veículos Crédito: PM / Reprodução

Após mais de um ano do acidente fatal, que matou 12 pessoas, incluindo os motoristas dos dois veículos, numa colisão entre um micro-ônibus e um caminhão na PA-150, entre Marabá e Nova Ipixuna, em março de 2023, o caso teve o inquérito que investigava o caso, arquivado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). A justificativa para o arquivamento foi a constatação de que o acidente foi causado pelo motorista do micro-ônibus, Ediclei Ferreira Sales, que ultrapassou em local proibido, ocasionando o trágico acidente. 

De acordo com as investigações, a causa do acidente foi a invasão da pista contrária feita pelo micro-ônibus, ao tentar desviar de um buraco, colidindo em seguida com o caminhão. Perícias foram feitas no trajeto onde ocorreu o acidente e nos veículos envolvidos, foi constatado que o trecho onde o acidente aconteceu tem geometria reta e plana, e, ali, naquele perímetro, a ultrapassagem permitida é no sentido em que trafegava o caminhão e proibida no sentido do micro-ônibus. Os laudos concluíram que o micro-ônibus estava em dias com as manutenções: “As manutenções estavam em dias e os laudos comprovaram, que não havia fragilidade alguma, tudo estava em perfeitas condições”, relata MPE. 

O arquivamento foi solicitado em razão da morte do motorista do micro-ônibus, Ediclei Ferreira Sales, o que extingue a punibilidade do agente conforme o artigo 107, I, do Código Penal Brasileiro. Foi fundamentado nos artigos 18 e 28 do Código de Processo Penal, e comunicado às partes envolvidas e à autoridade policial competente.