ACM busca melhorias para Mosqueiro em audiência com Agente Distrital

A ACM aguarda com expectativa uma resposta positiva às suas propostas, confiando na colaboração da administração pública para alcançar melhorias significativas para a ilha de Mosqueiro.

Publicado em 4 de julho de 2024 às 16:09

(Associação Comercial de Mosqueiro (ACM) esteve em uma audiência com o Agente Distrital de Mosqueiro)
(Associação Comercial de Mosqueiro (ACM) esteve em uma audiência com o Agente Distrital de Mosqueiro) Crédito: Foto: Divulgação

Na manhã da última terça-feira, 25, a diretoria da Associação Comercial de Mosqueiro (ACM) esteve em uma audiência com o Agente Distrital de Mosqueiro, Marcos Grande, na busca por avanços significativos para a ilha. A reunião, que teve como pauta central a apresentação de demandas para o mês de julhos, contou com a presença da presidente da ACM, Manuelli Melo, do vice-presidente Frank Batista e do conselheiro Mário Cardoso.

Na audiência, o agente distrital informou que para o mês de julho está sendo planejada uma série de programações que visam atender toda a população de Mosqueiro. Importantes parcerias foram estabelecidas com a Fumbel – Fundação Cultural de Belém e a Sejel – Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Município de Belém, que devem fortalecer as atividades culturais e esportivas na ilha durante o período.

A diretoria da ACM ressaltou que todas as demandas foram apresentadas com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a ordem social em Mosqueiro, visando o benefício coletivo da comunidade. O documento contendo as solicitações foi protocolado e entregue ao agente distrital, Marcos Grande, para análise detalhada.

A ACM destacou a importância das seguintes solicitações para o desenvolvimento econômico e social de Mosqueiro, especialmente considerando as necessidades do mês de julho:

1. Calendário de Eventos: A ACM solicitou informações detalhadas sobre as programações de eventos da Prefeitura de Belém para Mosqueiro nos próximos seis meses, visando organizar seu calendário anual de eventos;

2. Balneabilidade das praias: Foi requisitada a setorização dos testes de balneabilidade das praias de Mosqueiro, com prazos hábeis para possíveis medidas corretivas, caso necessárias;

3. Comércio Informal: Pedido de emissão de licenças para o comércio informal durante julho e feriados prolongados, exclusivamente para moradores de Mosqueiro, com ênfase na fiscalização para coibir a venda ilegal de bebidas alcoólicas, conforme a Lei Municipal nº 8.655/2003. E a concorrência desleal contra os comerciantes da ilha, quando ambulantes fixam pontos de venda em frente a esses estabelecimentos comerciais;

4. Transporte Público: A ACM requereu ainda: o Combate à cobrança abusiva nos preços das passagens pelo transporte semi-urbano; o Fiscalização rigorosa nos horários das empresas de transporte Belém/Mosqueiro/Belém; o Retomada do serviço de navio Belém/Mosqueiro durante finais de semana de julho e feriados prolongados; o Regulamentação e fiscalização do transporte interno na ilha para atender às demandas da população e dos veranistas.