Advogada Selma Leão é nomeada desembargadora do TRT-8

Nesta Segunda-Feira, 5, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), que abrange os estados do Pará e Amapá, celebra a nomeação da nova desembargadora, Advogada Selma Leão. A vaga surgiu em decorrência da aposentadoria do juiz Mário Leite Soares. Selma Leão fez parte da lista tríplice criada para ocupação da...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 14:08

Nesta Segunda-Feira, 5, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), que abrange os estados do Pará e Amapá, celebra a nomeação da nova desembargadora, Advogada Selma Leão. A vaga surgiu em decorrência da aposentadoria do juiz Mário Leite Soares. Selma Leão fez parte da lista tríplice criada para ocupação da vaga pelo Quinto Constitucional, destinada à Ordem dos Advogados do Brasil, escolhida em votação aberta no TRT-8, que seguiu para definição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com mais de 35 anos de experiência só na área do direito trabalhista, Selma Leão já foi auxiliar judiciária no TRT-8, conselheira seccional suplente na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA), e juíza membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PA.

Selma Leão é natural de Vila de Aicaraú, zona rural de Barcarena (PA), segunda mais velha entre os dez filhos de dona Mônica, mãe-solo e professora municipal. Com nove anos teve que se mudar para Belém, onde concluiu os estudos até o ensino médio em escolas públicas. Através das políticas de apoio financeiro aos estudantes, Selma concluiu o curso superior, se tornando a primeira da família a se formar.

Com a conclusão do curso superior em direito, conquistou a inscrição na OAB-PA, onde exerceu 36 anos de advocacia. A advogada Selma Leão sempre esteve envolvida nas pautas dos direitos trabalhistas como militância, sindical e defensora dos direitos dos trabalhadores.