Afuá faz barreira sanitária e fiscaliza barcos para impedir avanço do sarampo no Marajó

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) decidiu montar barreiras sanitárias para embarcações que transitam entre o Pará e o Amapá, após a confirmação de casos de Sarampos em Afuá, na Ilha do Marajó. A ação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município. Os passageiros que chegam do estado...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 06:31

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) decidiu montar barreiras sanitárias para embarcações que transitam entre o Pará e o Amapá, após a confirmação de casos de Sarampos em Afuá, na Ilha do Marajó. A ação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município.

Os passageiros que chegam do estado vizinho são abordados e devem apresentar os comprovantes de vacinas contra covid-19, sarampo, e febre amarela. Segundo fiscais da vigilância sanitária, a medida foi adotada como forma de prevenir um surto, já que na última semana, houve um aumento significativo de casos de sarampo na região de Afuá devido os visitantes amapaenses que não estão protegidos contra a doença.

Os visitantes que não estiverem vacinados são orientados a procurar uma unidade de saúde para tomar os imunizantes. Caso contrário, são impedidos de retornar para o estado de origem.