Após temporal atingir Belém, Prefeitura busca táticas para alertas de fenômenos climáticos na capital

Após o forte temporal que atingiu a Grande Belém no dia 19 de julho, a Prefeitura da capital e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) realizaram uma reunião, nesta quinta-feira, 27, para buscar táticas de alerta à administração municipal sobre possíveis fenômenos climáticos que tragam riscos de danos à cidade e à...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 11:32

Após o forte temporal que atingiu a Grande Belém no dia 19 de julho, a Prefeitura da capital e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) realizaram uma reunião, nesta quinta-feira, 27, para buscar táticas de alerta à administração municipal sobre possíveis fenômenos climáticos que tragam riscos de danos à cidade e à população.

Ações que ajudem principalmente a Defesa Civil Municipal a agir com o máximo de antecedência para evitar transtornos para a cidade ocasionados, por exemplo, por fortes chuvas e ventanias, começaram a ser definidos.

Segundo o titular do Sipam, o órgão está empenhado pela volta do Radar Meteorológico de Belém, situado na Avenida Júlio César e que atualmente se encontra desativado devido a furtos de cabos e falta de manutenção. De acordo com Fábio Simão, o Sipam já solicitou ao Ministério da Defesa outro equipamento para Belém.

O temporal que atingiu Belém derrubou 22 árvores, causou transtornos no trânsito, deixou muita gente sem energia elétrica e destelhou prédios.

Com informações da Agência Belém