O processo de retirada da samaumeira do CAN foi iniciado na tarde desta segunda-feira, 22, pela prefeitura de Belém. O processo de retirada dos restos do tronco e raiz da árvore foi decidido pela diretoria da Festa de Nazaré, responsável pela administração da Praça Santuário, onde a árvore está localizada.
A decisão da retirada dos restos da árvore foi baseada no laudo sobre a saúde do vegetal. O laudo foi elaborado por técnicos da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).
Assista:
O processo de retirada dos restos do tronco e raiz da árvore foi decidido pela diretoria da Festa de Nazaré, responsável pela administração da Praça Santuário, onde a árvore está localizada. pic.twitter.com/rWNMvBugPE
— Portal Roma News (@RomaNewsOficial) May 22, 2023
A retirada ocorrerá em duas etapas pelo fato da árvore possuir dimensões muito grandes, o que se aplica também às raízes. Inicialmente, será retirado o restante do tronco da árvore e posteriormente as raízes, isso porque há a possibilidade de elas terem tomado áreas extensas do subsolo. A previsão para a conclusão do serviço é em oito dias.
Relembre a queda
A samaumeira centenária caiu, durante a madrugada do dia 6 de fevereiro, no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), bairro de Nazaré, em Belém. A árvore ficava localizada na concha acústica da Praça Santuário, na esquina da avenida Generalíssimo Deodoro com a rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos. Não houve registro de feridos. Com a queda, parte dos galhos do gigante vegetal ficaram no meio da avenida Generalíssimo Deodoro.