Arquidiocese começa homenagens à quadra junina em Belém; confira a programação

A Arquidiocese de Belém começa o mês de junho com as homenagens aos Santos Juninos: Santo Antônio, 13, São João, 24, São Pedro e São Paulo, 29. Iniciando a programação com a celebração a Santo Antônio, o mais popular entre os “Santos Juninos”, padroeiro dos pobres, do matrimônio e das noivas e por isso conhecido...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 05:49

A Arquidiocese de Belém começa o mês de junho com as homenagens aos Santos Juninos: Santo Antônio, 13, São João, 24, São Pedro e São Paulo, 29. Iniciando a programação com a celebração a Santo Antônio, o mais popular entre os 'Santos Juninos', padroeiro dos pobres, do matrimônio e das noivas e por isso conhecido como santo casamenteiro. Na Paróquia São Francisco de Assis - Capuchinhos (Travessa Castelo Branco,1541, São Brás) a festividade começou ontem, 31 de maio, e segue até o dia 13 de junho, com o tema 'Santo Antônio e a beleza das virtudes: custódia da esperança e pregador da Verdade'. A programação diária segue, respectivamente, com oração de terço, às 11h15 e às 17h45, trezena, 11h45 e 18h15 e Santa Missa, 12h e 18h30. Toda programação é transmitida diariamente pelas redes sociais da paróquia.

No dia 12, ocorrerá a tradicional missa com a benção dos namorados às 19h30. Já no domingo, 13, dia de Santo Antônio a programação conta com missa às 7h, 12h e às 18h, seguida de procissão. A Festividade terá arraial com venda de comidas típicas e programação cultural todos os dias. Na Paróquia Santo Antônio de Lisboa, Rua dos Tamoios,1875, Batista Campos, a festividade começa hoje, 1°, e segue até o dia 13, com o tema 'Comunidade Lugar de Acolhida e Perdão, de Fraternidade e de Festa'. A festividade conta com missas diárias às 6h30, 12h e 19h. Já a trezena ocorre às 17h. A programação cultural ocorrerá após a missa das 19h nos dias de sexta, sábado e domingo. As atividades são transmitidas pelas redes sociais.

No domingo, dia 12, terá a benção dos namorados nas missas das 8h, 11h, 17h e 19h. Na segunda, 13, dia de Santo Antônio, haverá missa às 6h30,12h, 17h e 19h. Após a missa das 17h haverá a saída da procissão com a Imagem de Santo Antônio, partindo da Capela, rua dos Tamoios para Igreja matriz, na rua Fernando Guilhon. Na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, Praça Santo Antônio, 2212, Coqueiro, a festividade começa hoje, 1º, e segue até o dia 13 com o tema: 'Com Santo Antônio de Pádua, sereis minhas testemunhas'. A programação conta com trezena às 18h30, seguida de Santa Missa. No dia 12, haverá procissão com saída da paróquia às 17h. Na segunda-feira, 13, de Santo Antônio, haverá missa às 7h e às 19h celebrada pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Durante a festividade terá o arraial com venda de comidas típicas e programação cultural com programação transmitida pelas redes sociais.

Na Paróquia de Santo Antônio do Tucunduba (Passagem Bom Jesus, 140, Guamá) a festividade será de 1ª a 13 de junho com tema 'Com Santo Antônio: 10 anos de evangelização''. Levando-nos a conhecer Jesus Cristo e tornando-nos discípulos missionários'.A programação conta com trezena e Santa Missa às 19h de segunda a sábado e aos domingos com missa às 7h, 10h e 19h trezena e missa. Todos os dias terá arraial com venda de comidas típicas e atrações culturais. No dia 12, haverá procissão após a missa das 7h e no dia do Padroeiro, 13, Missa Solene, às 19h. Já na Capela Santo Antônio – Centro de Evangelização (Praça Dom Macedo Costa- Campina) a festividade será de 1ª a 13 de junho, com missa de segunda a sexta-feira, às 19h, sábado, às 18h, e, no domingo, às 09h. No dia 13 a programação conta com missa às 12h e 19h. Todos os dias terá venda de comidas típicas. A programação será transmitida pelas redes sociais.

SÃO JOÃO BATISTA

A próxima celebração dos santos juninos será de São João Batista, protetor das amizades e das grávidas, no dia 24, com festividade na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças - Icoaraci, de 16 a 24 e na Igreja de São João- Cidade Velha, pertencente a Catedral de Belém, de 22 a 26.

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Finalizando o mês de junho, ocorre no dia 29, que também se comemora o dia do Papa, são celebrados São Pedro, primeiro Papa da Igreja Católica, protetor das viúvas e padroeiro dos pescadores. Também comemora São Paulo, padroeiro da imprensa, dos escritores e editores. Na Paróquia São Pedro e São Paulo - Guamá a festividade será de 25 de junho a 03 de julho. Já na Paróquia São Pedro Pescador- Mosqueiro a programação será de 28 junho a 6 de julho.