Foto: Marcos Barbosa/Agência Belém
Foto: Marcos Barbosa/Agência Belém

Belém vai receber representantes de oito países em debate socioambiental da Cúpula da Amazônia

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Belém vai sediar a cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em agosto deste ano. O anúncio foi feito em reunião do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, com o secretário-geral das Relações Exteriores, Antônio Otávio Sá Ricarte e o embaixador Everton Vieira Vargas, nesta sexta-feira, 24.

O evento coloca a cidade como protagonista no debate socioambiental e será um um teste para a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), em 2025, em que Belém é candidata para ser sede. 

CONTINUE LENDO...

A OTCA é uma organização intergovernamental, formada por oito países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, que assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), tornando-se o único bloco socioambiental da América Latina. 

Obras em andamento

O prefeito Edmilson Rodrigues destacou que a COP-30 deixará importantes legados para a cidade em diferentes áreas, como infraestrutura, saneamento, mobilidade e turismo e apontou algumas ações e serviços que a gestão já tem feito.  “Temos um contrato que permite que as novas luminárias em led já venham com Wi-Fi e já inauguramos uma praça com acesso à internet gratuitamente”, citou.

O prefeito também destacou que a gestão tem trabalhado em projetos cooperados com os governos estadual e federal para preparar a cidade para a COP-30, como as reformas do complexo Ver-o-Peso e do Mercado de São Brás, a duplicação da av. Bernardo Sayão, entre outras ações.

Compromisso – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs aos chefes de Estado do continente a realização de uma inédita Cúpula da Amazônia. O evento será organizado pela OTCA e dará maior peso institucional ao encontro, além de aprofundar os compromissos com a região.

A OTCA trabalha em diferentes dimensões: político-diplomática, estratégica e técnica, criando sinergias entre governos, organizações multilaterais, agências de cooperação, sociedade civil organizada, movimentos sociais, comunidade científica, setores produtivos e a sociedade como um todo. 

“Estava conversando com o governo do estado sobre a possibilidade de Belém sediar reuniões anuais sobre a cooperação amazônica. Temos o objetivo da promoção do desenvolvimento sustentável e evidentemente que Belém é uma cidade emblemática, não só pelo seu patrimônio cultural e arquitetônico, mas por ser a porta de entrada da região amazônica”, destacou Antônio Otávio Sá Ricarte. 

O embaixador Everton Vieira Vargas acredita que a cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, em Belém, será uma importante oportunidade para a cidade aumentar a sua capacidade para sediar a COP-30, em 2025. “É uma oportunidade para a cidade dar um impulso nas obras e projetos para preparar a cidade para esse grande evento”. 

Fonte: Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }