O município de Benevides ganhou um Centro de Referência em saúde, visando o bem-estar feminino e da criança, onde poderá ser encontrado em um só lugar inúmeros serviços especializados para a prevenção do câncer no colo do útero, também um dos objetivos do Centro. O espaço foi inaugurado na noite da última quinta-feira, 5, pela Prefeita Luziane Solon e o Secretário Municipal de Saúde Rodrigo Balieiro.
Com a inauguração do novo Centro de Saúde da Mulher e da Criança Miriam Sampaio do Nascimento, a população já não vai precisar se deslocar para outros lugares para realizar os exames especializados. Em um só espaço, as mulheres e as crianças contarão com consultas Ginecológicas, Obstetrícia, Pediátricas, Enfermagem com foco na atenção gestacional, Planejamento Reprodutivo, atendimentos para o Serviço Social e Planejamento Familiar, e exames como PCCU, vacinação, testes do pezinho, olhinho, linguinha, coraçãozinho, Colposcopia, Biopsia de Colo Uterino, Exerese da Zona de Transformação do Colo Uterino, ultrassons Gineco/ pélvica e transvaginal.
O Centro de Referência em saúde da mulher e da infância com atenção especializada no atendimento médico e ginecológico oferta procedimentos voltados especificamente para a área, como ultrassonografia obstétrica, transvaginal, colposcopia, que são para prevenir o câncer no colo uterino, o que mais acomete as mulheres e nossa objetivo é preveni-lo. E segundo o Secretário, o Centro foi idealizado com esse propósito. “Ele também terá consultas pediátricas especializada em neonatal, com todos os testes do recém nascido, visando do mesmo modo o bem estar da infância”, comentou Rodrigo.
AMBULÂNCIA UTI
Na ocasião, também foi realizada a entrega da Ambulância UTI, do tipo D de suporte avançado destinada para o transporte de pacientes de riscos internados no pronto atendimento a unidades de saúde. A UTI móvel é um instrumento de grande importância para o nosso município, uma vez que vai atender no deslocamento de pacientes críticos que estão internados na nossa unidade de pronto atendimento”, finalizou o secretário.