BR-316 ganha novas câmeras para videomonitoramento na Grande Belém

A principal via de entrada e saída da Grande Belém, a BR-316, ganha novas câmeras para videomonitoramento no trânsito. O objetivo do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), é reforçar a fiscalização. Os equipamentos de monitoramento são partes integrantes da Central de Controle de Operações Viárias...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 13:23

A principal via de entrada e saída da Grande Belém, a BR-316, ganha novas câmeras para videomonitoramento no trânsito. O objetivo do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), é reforçar a fiscalização.

Os equipamentos de monitoramento são partes integrantes da Central de Controle de Operações Viárias 'Sentinela', que atualmente totaliza nove câmeras para o monitoramento da via, em especial os trechos em obras do BRT Metropolitano.

Sentinela

Com aproximadamente 350 câmeras espalhadas em diversas vias do estado, implantado em 2021, o 'Sentinela' auxilia na segurança viária, identificando veículos com licenciamento atrasado, roubados, furtados e até envolvidos em situação de crime, o que torna o trânsito no Pará mais seguro, com o uso da tecnologia no monitoramento do fluxo de veículos nas vias onde estão instaladas.

A Central possui equipamentos instalados nas rodovias que transmitem as imagens para a sede do órgão e postos de fiscalização. Sob posse destas informações, os agentes de fiscalização traçam estratégias de intervenção para as vias em trechos previamente mapeados.