Celso Sabino desembarca em Belém neste sábado para primeiro compromisso oficial como ministro do Turismo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, desembarca neste sábado, 5, em Belém, onde cumpre agenda de trabalho até a próxima quarta-feira, 9. Em seu primeiro compromisso oficial no estado desde que assumiu o cargo, Sabino marca presença, neste sábado, nos Diálogos Amazônicos, durante o qual representantes de movimentos...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 11:37

O ministro do Turismo, Celso Sabino, desembarca neste sábado, 5, em Belém, onde cumpre agenda de trabalho até a próxima quarta-feira, 9. Em seu primeiro compromisso oficial no estado desde que assumiu o cargo, Sabino marca presença, neste sábado, nos Diálogos Amazônicos, durante o qual representantes de movimentos sociais, da sociedade civil e de governos debaterão estratégias sustentáveis para a região.

Organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o evento antecede a Cúpula da Amazônia, que vai reunir, também na capital paraense, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e líderes de países por onde a floresta se estende. No encontro serão apresentados aos convidados as propostas debatidas durante os Diálogos Amazônicos.

Para o ministro Celso Sabino trata-se de uma oportunidade ímpar para reforçar a contribuição do turismo à sustentabilidade. 'O nosso objetivo é tornar o turismo um protagonista da reconstrução de políticas públicas para a Amazônia. O Brasil se prepara para a COP 30, em 2025, que terá Belém como palco e precisamos definir posições conjuntas que garantam a necessária conservação ambiental aliada à geração de emprego, renda e inclusão social, a partir do adequado aproveitamento turístico de nossas riquezas naturais', defende.

A agenda do ministro Sabino nos Diálogos Amazônicos inclui sua participação, no domingo, 6, de painel conjunto com a Embratur sobre a importância do turismo sustentável ao empoderamento de comunidades tracionais. Ao longo do fim de semana, o evento será palco, ainda, de plenárias sobre novos modelos de produção com vistas ao desenvolvimento regional, a inclusão de povos indígenas e o futuro da região baseado na ciência, tecnologia e inovação.

Também no domingo, 6, em Belém, o titular do MTur promoverá atendimentos do órgão para a orientação do trade turístico local quanto ao encaminhamento de demandas, além de conceder entrevista coletiva à imprensa. A iniciativa faz parte do projeto 'MTur Itinerante', que leva a todo o país apresentações sobre ações da Pasta. Uma delas é Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que proporciona acesso a financiamentos com condições especiais a empreendimentos privados da área.

Já antes da abertura e da programação da Cúpula da Amazônia, que inicia na terça-feira, 8, o ministro do Turismo acompanha o presidente Lula em uma visita a Santarém, no Pará. Na cidade, será inaugurada a Infovia 1 do Programa Norte Conectado do Ministério das Comunicações, que ligará a região a Manaus, no Amazonas, por meio de cabos de fibra óptica subfluvial. Sabino também visitará, com o presidente, o Navio Hospital Escola Abaré, que realiza atendimentos básicos de saúde.