Centro de inclusão e reabilitação promove canoagem na Baía do Guajará nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 25, a partir das 9h, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) promove a segunda atividade de canoagem do mês, na Baía do Guajará, às margens da instituição. A prática adaptada desse esporte contará com a participação de aproximadamente 10 usuários com as mais diversas deficiências:...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 16:29

Nesta quinta-feira, 25, a partir das 9h, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) promove a segunda atividade de canoagem do mês, na Baía do Guajará, às margens da instituição. A prática adaptada desse esporte contará com a participação de aproximadamente 10 usuários com as mais diversas deficiências: física, intelectual, visual e auditiva. A ação faz parte do projeto 'Meninos do Rio' que associa a prática esportiva da canoagem ao atendimento convencional dos usuários PcD´s .

O projeto, que foi implantado em janeiro de 2019, atua em parceria com a Kanoê VA’A, com aulas de canoagem duas vezes por mês. O educador físico João Mario Rodrigues destaca entre os benefícios da prática, o fortalecimento muscular de membros superiores e inferiores, o controle de tronco, o trabalho no sistema cardiorrespiratório, ganho de tônus muscular, equilíbrio, entre outros.

Preparação

Os usuários participantes da prática de canoagem passam por preparação física para aumentar a resistência. Para tanto, em julho, foi lançado projeto piloto de preparação física, que ocorre todas as terças e quintas-feiras, com cerca de sete a 10 usuários por treino, na piscina do CIIR. Estes usuários que recebem atendimento no CIIR foram convidados a fazerem parte do grupo de canoagem, que envolve três modalidades: canoagem com canoa havaiana, que é praticada de forma coletiva, o caiaque duplo, e o stand up paddle (SUP), que é o diferencial do projeto.

Serviço

Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR, por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município que, por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado, conforme perfil do usuário, pelo Sistema de Regulação (Sisreg).