Criminosos armados invadem e roubam sede de organização extrativista em Belém

O prédio da sede regional do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), em Belém, foi alvo de criminosos na madruga do último sábado, 22. Nas redes sociais, o CNS publicou que “os homens armados invadiram o local, agrediram um funcionário que estava dormindo e levaram documentos, dinheiro, computadores,...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 09:47

O prédio da sede regional do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), em Belém, foi alvo de criminosos na madruga do último sábado, 22.

Nas redes sociais, o CNS publicou que 'os homens armados invadiram o local, agrediram um funcionário que estava dormindo e levaram documentos, dinheiro, computadores, televisão, além de antenas digitais do projeto ‘Conexão Povos da Floresta’, que seriam instaladas em territórios indígenas, extrativistas e quilombolas'.

Ainda de acordo com o Conselho Nacional das Populações Extrativistas, os criminosos também ameaçaram e ordenaram que o grupo parasse de denunciar questões de terras e grilagens. Testemunhas afirmaram que eles ainda ameaçaram retornar, fazendo ameaças de morte.

Em nota, a diretoria do CNS informou que 'continuará lutando contra as injustiças sofridas nos territórios e contra as populações extrativistas no Pará e em qualquer outro estado onde tem atuação' e que 'já está tomando as medidas cabíveis para que os governos municipal, estadual e federal reforcem a segurança, e iniciem urgentemente investigação para encontrar os responsáveis por esse crime'. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou que o roubo foi registrado e está sendo investigado pela Polícia Civil