Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará
Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Dicas de cuidados e prevenção para evitar afogamentos durante o verão; confira

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Com o verão, o registro de afogamentos vem aumentando e só no mês de julho, durantes as férias escolares, já foram registrados 33 afogamentos no Pará. Pensando nisso, o portal Roma News preparou dicas para os veranistas que devem estar atentos aos cuidados especialmente com crianças e idosos, para garantir lazer tranquilo a todos.

Entre as principais dicas de prevenção nas praias, estão:

CONTINUE LENDO...

  • Preferir banhos apenas em áreas protegidas por guarda-vidas, que podem ser identificadas pelas bandeiras de cor vermelha sobre amarelo;
  • Ter cuidado com a profundidade das águas e ficar perto da faixa de areia da praia, lago ou rio;
  • Respeitar a sinalização, as bandeiras e orientações dos guarda-vidas, evitando entrar no mar próximo a pedras, estacas e píeres;
  • Atenção constante com as crianças, identificando nos postos dos bombeiros com pulseiras que contenham nome e telefone dos responsáveis;
  • Evitar ficar na água com presença de chuvas fortes ou trovoadas, evitar tocar em animais marinhos como água-viva e caravelas, que são comuns principalmente em praias de água salgada.

Atenção redobrada

Ter cuidado redobrado com crianças e idosos é uma das principais orientações do Corpo de Bombeiros Militar do Pará para que a família aproveite o verão amazônico com tranquilidade.

“Esse é o público mais vulnerável, devendo estar todo o tempo acompanhado, principalmente na água, que deve estar à altura do umbigo. Essa é a profundidade de segurança, porque a pessoa tem mobilidade adequada. Mesmo com uma onda, ela consegue voltar para a margem. Recomendamos que, quando a pessoa estiver com a água no umbigo, ela evite se afastar mais da margem”, orienta o major Leonardo Sarges, do Corpo de Bombeiros Militar, especialista em salvamento aquático e mergulhador de resgate.

O especialista reforça ainda que é fundamental procurar a equipe de guarda-vidas assim que chegar à praia, para ter informações sobre aquele local específico e não esperar ir até os bombeiros apenas em caso de emergência.

Ocorrências

Segundo o Corpo de Bombeiros, na terceira semana de julho de 2023, foram registrados 33 afogamentos. O município com mais ocorrências de afogamento foi São Geraldo do Araguaia, no Sudeste do Pará, com cinco casos, seguido de Ipixuna do Pará, com quatro, e São Félix do Xingu, com três. Os casos com crianças de 1 a 11 anos concentraram as ocorrências de resgate, com 52,6%.

Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) apontam que, em média, quatro crianças morrem afogadas diariamente no Brasil, totalizando 1.530 mortes por ano. Pessoas de até 18 anos têm o afogamento como uma das quatro principais causas de morte.

Estima-se que os acidentes não fatais cheguem a 100 mil. A Sobrasa aponta ainda que a Região Norte apresenta maior risco de acidentes por afogamento. Em 2020, o Pará registrou um aumento de 19% no número de óbitos por afogamento. 

Mais de 90% das mortes por afogamento ocorrem por negligência aos riscos e pelo desrespeito aos limites pessoais, e ainda pelo desconhecimento sobre como agir. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar alerta para os cuidados que devem ser tomados por banhistas.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }