Foto: Mario Quadros/Ascom Secult
Foto: Mario Quadros/Ascom Secult

Em Belém, Theatro da Paz recebe instalação do Consulado Honorário da Áustria

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A noite da última quinta-feira, 20, foi marcada pela instalação do Consulado da Áustria em Belém e pela posse do atual diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo como cônsul honorário daquele país na capital paraense. A solenidade ocorreu na entrada do Theatro com a presença da sociedade civil e de autoridades como o embaixador da República da Áustria no Brasil, Dr. Stefan Scholz; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e a secretária de Estado de Cultura do Pará (Secult), Ursula Vidal, que no ato representou o governador Helder Barbalho.

“Um consulado cumpre um papel muito importante na relação entre países e agora entre a capital amazônica e a Áustria, país tão importante na história da humanidade porque estabelece possibilidades de desenvolvimento de parcerias na indústria, no desenvolvimento tecnológico, na troca das culturas linguísticas, musicais. Ter um cônsul com o perfil do Daniel, um talentoso músico, cantor, que além de talento, possui enorme disciplina e muita capacidade de gestão e tem usado tão bem o Theatro da Paz em favor da cultura, dando acesso ao povo, aos mais humildes é um feito enorme, pois ele certamente cumprirá muito bem todas as funções do consulado. Parabéns a Belém, ao Governo do Estado, que está possibilitando isto, e ao povo austríaco, que ganha um representante seu na capital da Amazônia”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues.

CONTINUE LENDO...

Como representante do Governo do Estado, também esteve presente a Secretária de Estado de Cultura do Pará, Ursula Vidal, que destacou os benefícios futuros que esse ato irá trazer.

“É muito simbólico e auspicioso para a relação diplomática entre o Pará e a Áustria a instalação deste escritório consular numa casa de espetáculos que tem sua história e sua missão ancoradas na valorização da cultura e da arte. Estamos em um momento estratégico para as relações e cooperações internacionais, com a Amazônia ocupando um lugar central na agenda climática global. E a Áustria é um país com peso institucional significativo no bloco europeu. Acreditamos que a cultura será um cartão de visitas fundamental nessas tratativas e que Daniel Araujo, diretor de nosso Theatro, desempenhará um papel exitoso nessa função diplomática”, afirmou a titular da pasta de Cultura.

Na sequência, o embaixador austríaco, em nome do presidente e do povo da República da Áustria, saudou o governador Helder Barbalho e agradeceu por dar seu apoio pessoal à abertura do Consulado da Áustria e seu consentimento para a nomeação do diretor do Theatro da Paz e para a instalação do Consulado no interior da casa de espetáculos.

De acordo com Stefan Scholz, a expectativa da Embaixada da Áustria é de que a presença austríaca seja ampliada em Belém e no Pará em diversos aspectos, já que o país possui uma expressiva comunidade em Santa Isabel do Pará e Altamira.

“Belém e Viena celebraram, em 2022, a estreia do estabelecimento de instituições permanentes com um aclamado concerto intitulado “Uma Noite em Viena”, realizado pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), aqui no Teatro da Paz. As relações entre o Pará e a Áustria sempre foram estreitas, começando com a fundação da bela cidade de Belém pela Casa da Áustria, em 1616. Como estados democráticos, o Pará e a Áustria têm muito em comum. Temos visões semelhantes e trabalhamos juntos na tentativa de tratar de gestões sociais, ambientais, econômicas e de desenvolvimento”.

O embaixador da República da Áustria também avaliou as perspectivas que se abrem com essa ação institucional.

“A abertura desta missão consular eleva a relação ao outro nível. No aprimoramento de nosso já forte relacionamento, vamos aprender muito mais um sobre o outro e esperamos encontrar muitas novas áreas nas quais poderemos cooperar em termos de questões como o combate aos efeitos de mudanças climáticas e a promoção do uso da tecnologia verde na agricultura e na indústria. Embora nossos dois estados estejam distantes geograficamente, os laços culturais servirão de ponte para estreitar igualmente os laços políticos, sociais e econômicos. O futuro me parece realmente brilhante. Estou certo de que a abertura do consulado da Áustria anuncia uma era de cooperação ainda mais estreita entre nós”, definiu

Para o novo cônsul honorário, a capital paraense está em constante crescimento e com o olhar voltado para o futuro, ainda mais com a perspectiva de vir a sediar a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em 2025. “O Governo do Estado sempre foi um enorme parceiro no trabalho consular. Acreditamos que esta será uma boa oportunidade de estreitar as relações comerciais e culturais com os belenenses e paraenses em geral, já que a diplomacia é uma das formas de estreitamento de laços nos mais diversos campos que devem ser aprofundados”, disse Daniel Araujo.

No Pará, Stefan Scholz cumpriu uma agenda institucional que foi acompanhada pelo novo cônsul, Daniel Araujo. Entre as instituições visitadas estiveram o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON) e o Instituto Emílio Goeldi.

O Escritório Consular Honorário da Áustria em Belém irá funcionar em uma sala cedida pela Governo do Pará, localizada no terceiro andar do Theatro da Paz.

Perfil – Além de manter uma relação muito próxima com a Áustria (país onde já esteve por diversas vezes) e com a Embaixada do país no Brasil, Daniel Araujo é barítono paraense, formado em canto lírico pela Universidade Estadual do Pará (Uepa), posteriormente concluindo seu mestrado na Universidade do Missouri (MU), cidade de Columbia-EUA. Além de suas atividades como docente na MU, foi solista em óperas e oratórios. Foi diretor técnico e superintendente da Fundação Carlos Gomes e atualmente é diretor do Theatro da Paz, mantendo também seu trabalho na música erudita, popular e no jazz, como cantor solista na Amazônia Jazz Band.

Fonte: Agência Pará

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }