Foto: Alexandre Campbell / reprodução Agência Brasil
Foto: Alexandre Campbell / reprodução Agência Brasil

Enem 2023: confira 8 dicas para fazer uma boa redação

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Já estamos na reta final para o Enem 2023 e a gente sabe que milhares de estudantes intensificam a preparação para conquistar uma boa nota, afinal, o Exame Nacional do Ensino Médio pode abrir portas para universidades renomadas e programas de financiamento estudantil. Uma das áreas que tiram o sono de muitos candidatos é a redação, por isso, separamos 8 dicas para você fazer uma boa redação. Confira:

1. Leia revistas, jornais e artigos
Além de notícias, leia revistas e artigos de opinião, eles ajudam não somente a aumentar o vocabulário, mas também no repertório. Estando bem-informado, você vai estar munido de conhecimento no dia da prova.

CONTINUE LENDO...

2. Treine a escrita
Para escrever bem, é preciso praticar diariamente. Busque escrever sobre diversos temas. Simule o tempo da prova e a quantidade de linhas para estar mais preparado no dia do exame. Não escreva utilizando todas as suas ideias, escolha dois argumentos principais e defenda eles ao longo do texto.

3. Estude por eixos temáticos
Trabalhar seu repertório cultural permite ter mais tranquilidade na hora da prova. É difícil acertar o tema antes da prova, por isso, busque referências e citações para eixos temáticos como, meio ambiente, direitos e cidadania, saúde e ciência, e cultura.

4. Veja modelos de redação nota 1000
Busque textos que tiveram a nota máxima nos anos anteriores. Assim você também terá uma base do que é esperado do candidato. É possível perceber qual é o padrão de introdução, desenvolvimento e conclusão. Note como eles abordaram o recorte do tema.

5. Atenção ao formato do texto

O gênero textual pedido pelo Enem é dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Não escreva crônica, relato pessoal ou poesia, porque sua redação será zerada.

    6. Cuide da escrita
    Um dos critérios de avaliação da prova de Redação é a letra legível e de fácil entendimento. Ainda que a escrita feia não perca pontos, pode dificultar a correção. Tenha cuidado para não fazer rasuras e não faça assinaturas ou rubricas, porque elas eliminam candidatos.

    7. Não copie textos de apoio
    Os textos na prova têm o objetivo de trazer ideias. Qualquer cópia, seja ela integral ou parcial, mesmo citações com as próprias palavras são desconsideradas pela correção. Muito cuidado!

    8. Fique tranquilo
    Por mais que a prova do Enem traga ansiedade e preocupação, tente ficar tranquilo. Nos dois dias anteriores à prova, descanse, durma bem e tenha uma alimentação leve. No mais, boa sorte!

    Com informações do Terra

    VER MAIS

    VER MAIS