O sábado, 17, foi marcado pelo retorno do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao estado do Pará, desde que ganhou às eleições presidenciais em 2022. O petista participou de uma longa agenda que incluiu a cidade de Abaetetuba, nordeste paraense e a capital do Estado, Belém.
Por volta das 10h de hoje, 17, o presidente esteve na cidade de Abaetetuba, que fica localizada a 219 quilômetros da capital paraense, Belém. Na ocasião, Lula, ao lado do governador Helder Barbalho (MDB) e do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, entregou as chaves às 222 famílias que receberam suas moradias no conjunto Residencial Angelim, pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”. Durante o evento, Lula afirmou que o Senado Federal aprovou a lei que garante a construção de novas unidades do programa habitacional.
Segundo o petista, o programa agora beneficia famílias com renda superior a um salário mínimo e as residências terão metragens superior a 40 m².
PAPA NO CÍRIO?
Ainda em Abaetetuba, o presidente garantiu que na próxima semana, já na terça-feira, 20, estará com o Papa Francisco, e no encontro, ele irá convidar o líder religioso para participar do Círio de Nazaré, que acontece em outubro, na cidade de Belém.
“Vou pra Roma encontrar com o Papa, quero convidá-lo para voltar ao Brasil, mas também, quero convidá-lo para vir na festa do Círio. Seria extraordinário se ele pudesse participar. Também pedirei benção ao povo do Pará e ao povo de Abaetetuba”, garantiu o petista.
COP 30 EM BELÉM
Seguindo sua agenda de compromissos no Pará, neste sábado, 17, Lula seguiu para Belém, onde anunciou as primeiras medidas relacionadas ao processo de organização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em 2025, que acontece na capital paraense.
Ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), o presidente participou da assinatura de convênio e ordem de serviço para a construção de quatro obras importantes para receber a COP30.
Foi assinado o convênio para realização das obras de reforma do Complexo do Ver-o-Peso e a construção do Parque Urbano São Joaquim; anunciadas a assinatura da ordem de serviço para a construção do Porto Futuro II e; a ordem de construção da sede que irá abrigar a COP30, localizado no extinto Aeroporto Brigadeiro Protásio, no bairro da Sacramenta, em Belém. O terreno possui 501.715,75 m² e está avaliado em aproximadamente R$ 340 milhões de reais.
O presidente também falou sobre o orgulho de ter Belém como sede da conferência e disse que iria mostrar às pessoas que “o Pará é a terra do Carimbó, que iriam ter que provar o açaí e ver que o povo brasileiro sabe tratar o outro com respeito”.
COPA DE 2014
Empolgado com o fato de Belém ter sido escolhida para sediar a COP30, o presidente Lula, além de não poupar elogios ao Estado do Pará e ao paraense, ainda resgatou uma antiga mágoa do paraense, principalmente aos amantes de futebol, o fato de Belém ter perdido como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 e, levantou uma polêmica entre manauaras e paraenses. Segundo Lula, “a COP30 na capital paraense, é a “reparação” por Belém ter perdido a Copa de 2014 para a cidade de Manaus, no Amazonas. Ainda conforme o petista, “Manaus não respira mais futebol do que Belém”.
O Roma News, por meio da editoria Roma Sustentabilidade, acompanha todos os assuntos relacionadas à realização da COP30 em Belém.