Estudantes de Ananindeua e Belém vão disputar torneio de robótica no Rio de Janeiro

Estudantes da Escola SESI Ananindeua e da Escola SESI Belém vão competir no Festival SESI de Robótica Off Season, no Rio de Janeiro, em agosto. A disputa é realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) nacional e ocorre entre os dias 2 e 5 de agosto na Marina da Glória, na capital fluminense. O torneio...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 11:20

Estudantes da Escola SESI Ananindeua e da Escola SESI Belém vão competir no Festival SESI de Robótica Off Season, no Rio de Janeiro, em agosto. A disputa é realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) nacional e ocorre entre os dias 2 e 5 de agosto na Marina da Glória, na capital fluminense.

O torneio vai reunir 90 equipes, com 6 a 10 integrantes cada, de 24 estados brasileiros. Os estudantes, de 9 a 19 anos, competem em uma das três modalidades – F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC) -, que envolvem desde réplicas de carros de Fórmula 1 a robôs que chegam a 2 m de altura e 56 kg.

Nesta temporada, os participantes devem buscar soluções para desafios ligados à energia. Para isso, eles aplicam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM, na sigla em inglês) para criação de projetos de inovação, além da construção e programação de robôs, que devem completar missões.

A equipe Ananintech, da Escola SESI Ananindeua, vai participar na modalidade FTC, em que os estudantes constroem e programam robôs de médio porte, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis para que eles cumpram atividades, como carregar discos e blocos, em uma arena.

Já a equipe Northstar vai participar pela primeira vez desta competição na modalidade FRC, na qual os competidores constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 kg e 2 metros de altura, para realizarem tarefas em uma arena.

Além do desempenho dos robô, os alunos também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar, construir e programar os robôs; além de projetos sociais com a comunidade e do plano de marketing e da gestão financeira das equipes.

Desde a temporada 2012-2013, o SESI nacional é responsável pela operação oficial da FIRST® LEGO® League Challenge no Brasil. Anualmente, organiza torneios regionais e o nacional.

Com informações do Pebinha de Açúcar