Reprodução
Reprodução

Estudantes de Ananindeua e Belém vão disputar torneio de robótica no Rio de Janeiro

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Estudantes da Escola SESI Ananindeua e da Escola SESI Belém vão competir no Festival SESI de Robótica Off Season, no Rio de Janeiro, em agosto. A disputa é realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) nacional e ocorre entre os dias 2 e 5 de agosto na Marina da Glória, na capital fluminense.

O torneio vai reunir 90 equipes, com 6 a 10 integrantes cada, de 24 estados brasileiros. Os estudantes, de 9 a 19 anos, competem em uma das três modalidades – F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC) -, que envolvem desde réplicas de carros de Fórmula 1 a robôs que chegam a 2 m de altura e 56 kg.

CONTINUE LENDO...

Nesta temporada, os participantes devem buscar soluções para desafios ligados à energia. Para isso, eles aplicam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM, na sigla em inglês) para criação de projetos de inovação, além da construção e programação de robôs, que devem completar missões.

A equipe Ananintech, da Escola SESI Ananindeua, vai participar na modalidade FTC, em que os estudantes constroem e programam robôs de médio porte, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis para que eles cumpram atividades, como carregar discos e blocos, em uma arena.

Já a equipe Northstar vai participar pela primeira vez desta competição na modalidade FRC, na qual os competidores constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 kg e 2 metros de altura, para realizarem tarefas em uma arena.

Além do desempenho dos robô, os alunos também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar, construir e programar os robôs; além de projetos sociais com a comunidade e do plano de marketing e da gestão financeira das equipes.

Desde a temporada 2012-2013, o SESI nacional é responsável pela operação oficial da FIRST® LEGO® League Challenge no Brasil. Anualmente, organiza torneios regionais e o nacional.

Com informações do Pebinha de Açúcar

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }