Estudantes de escola pública no Pará se preparam para Torneio de Robótica, na Grande Belém

Ansiosos e em contagem regressiva, estudantes da rede estadual de ensino se preparam para a etapa regional do Torneio Sesi de Robótica – First Lego League Challenge. Com o projeto “Goeldi 360: Um Museu Amazônico”, a equipe Pavulagem, apresentará seu trabalho autoral nos dias 01 e 02 de fevereiro, na...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 14:03

Ansiosos e em contagem regressiva, estudantes da rede estadual de ensino se preparam para a etapa regional do Torneio Sesi de Robótica - First Lego League Challenge. Com o projeto 'Goeldi 360: Um Museu Amazônico', a equipe Pavulagem, apresentará seu trabalho autoral nos dias 01 e 02 de fevereiro, na unidade Sesi, em Ananindeua, na Grande Belém.

A equipe formada por Jean Serrão, Maria Eduarda Barbosa, Luiz Gabriel da Silva, Thyla Moraes, Jéssica Aguiar e Gustavo Lima, tendo como mentora a ex-aluna, Emilly Trindade, identificaram que a observação do Museu Emílio Goeldi, especialmente para comunidades remotas, era limitada. Sendo assim, eles pensaram em criar uma ferramenta que trouxesse a imersão do espaço às pessoas que não tinham acesso.

O 'Goeldi 360' é um vídeo em 360 graus, onde é capturado detalhes das cerâmicas arqueológicas da exposição Diversidades Amazônicas. Produzido com miriti e em formato de óculos, o intuito do produto é permitir que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, acesse e explore virtualmente o riquíssimo acervo do Museu. O vídeo do projeto 'Goeldi 360: Um Museu Amazônico' está disponível na plataforma do YouTube.

Sobre a competição

 O Torneio SESI de Robótica é um processo de aprendizagem colaborativa o qual estudantes e professores aprendem conteúdos de física, química, biologia, matemática e linguagens. A cada temporada, a modalidade desafia crianças e jovens de 9 a 15 anos a resolver problemas do dia a dia e os inspirar a seguir carreira em áreas de tecnologia e inovação no futuro. Neste ano, o tema central envolve a Arte e a Ciência.