O evento Diálogos CAO Ambiental: Causas, Impactos e Controle, pretende contextualizar o conceito de ruído ambiental e poluição sonora, os seus principais tipos e causas. Assim como, discutir a relação entre poluição sonora e bem-estar social, os danos desse tipo de poluição, suas repercussões criminais e órgãos responsáveis pelo enfrentamento deste complexo problema ambiental.
O ruído ambiental é considerado um dos maiores desafios ambientais do mundo moderno. No Brasil, é um grave e crescente problema de saúde e segurança pública, produzindo danos à saúde, à qualidade de vida, afetando o equilíbrio ambiental, sendo forte coadjuvante no aumento da depressão e de outras graves doenças. Especialmente quando considerado que os registros de produção de ruído acontecem muito mais nas zonas urbanas, que concentram 84,35% da população brasileira, segundo o último censo (IBGE, 2010).
Participarão do evento, a Dra. Angélica Cristina Pezzin, médica professora UFPA/UEPA, com a palestra “Os impactos da Poluição Sonora”, o Perito Criminal do IML/PA, Rosywaldo Nazareno da S. Cantuária, com a palestra “Atuação da Polícia Científica na Poluição Sonora”, e o promotor de Justiça Nilton Gurjão das Chagas, falando sobre “Poluição Sonora: Conceito, Legislação e Combate”, com mediação da coordenadora do CAO Ambiental, Albely Miranda Lobato.
Trata-se de evento híbrido, onde a Mesa de Expositores e Mediadores Presencial, na sede do CEAF, com transmissão online pela Plataforma youtube do CEAF/MPPA, em tempo real. Somando ao todo, duas horas de evento.
Os integrantes do MPPA que quiserem participar precisarão se inscrever até o dia 29/05/2022, aqui.
Com informações da Ascom MPPA.