No Brasil, o abandono de animais vem aumentando absurdamente com os anos. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) até agosto de 2022, há mais de 30 milhões de animais abandonados. Destes, 10 milhões são gatos e 20 milhões são cães. Para conscientizar e oportunizar de forma acessível a adoção de pets, o Projeto Ame os Animais irá realizar uma feira de adoção neste domingo, 12, na praça da República, em Belém, em parceria com a Prefeitura e patrocínio da Equatorial Energia, além de voluntários.
O evento será de 8h às 15h e terá diversas atividades, palestras sobre posse responsável de animais, cadastro para castração, vacinação, doação de rações, desfile de animais, shows de bandas regionais, entre outros. Essa foi uma ação pensada para a família e tem grande relevância social, já que o abandono de animais é crime no Brasil e também é caso de saúde pública.
Para a coordenadora do projeto Socorro Coutinho, o evento busca incentivar a adoção de pets, além de informar a sociedade sobre esse tipo de ação. “Será um mutirão solidário em um ponto estratégico da cidade, a intenção é chamar as famílias para que venham prestigiar o evento e entender a causa, além de claro, prestigiar os shows, as brincadeiras, dentre todas as atividades do evento”, ressaltou.
Para Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, o projeto possui um aspecto social muito importante de valorizar a vida animal e, por isso, recebe o apoio da distribuidora de energia.
“Buscamos incentivar e fomentar projetos de importância na comunidade. Doar, educar e incentivar que a população tenha uma relação de afeto com os animais de estimação são alguns dos legados desta iniciativa que a Equatorial Pará acredita e apoia”, destaca.
Uma das voluntárias é a médica veterinária da Universidade Federal Rural do Pará (Ufra) Betânia David, que também é Coordenadora da Unidade de Medicina Veterinária do Coletivo. Ela destaca que esse tipo de ação é extremamente importante para a conscientização sobre os cuidados com os animais.

“É importante ampliar essa conscientização, pois além dos cuidados básicos é preciso entender a necessidade e a realidade de cada animal”, enfatiza. “Participe desse momento de conscientização e de informações a respeito desses seres que querem fazer parte da família multiespécie, e que merecem cuidados diferenciados, para o seu bem estar e desenvolvimento saudável”, disse Betânia.
Serviço
Projeto Ame os Animais
Local: Praça da República
Hora: das 8h às 15h
Informações: 91984937481