Agência Brasil
Agência Brasil

Fevereiro terá previsão de fortes chuvas em Belém e em várias regiões do Pará, prevê Inmet

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê fortes chuvas neste mês de fevereiro na Grande Belém e em várias regiões do Pará. A previsão para a Região Metropolitana é que o volume acumulado de chuva deve ficar em torno de 450 a 500 milímetros. Já nas outras regiões do estado, os volumes de chuvas serão significativos, ficando entre 300 a 400 milímetros.

Segundo José Raimundo Abreu de Souza, meteorologista do Inmet Pará, a previsão do tempo para a Grande Belém não terá mudanças significativas. “Na região metropolitana de Belém ainda vai ser prolongar essas chuvas e o mês de fevereiro não deve ter mudanças significativas”, afirma.

CONTINUE LENDO...

Em relação ao volume de chuva para o próximo mês não deve superar janeiro. “O volume acumulado deve ficar em torno de 450 a 500 milímetros, sendo que a média do mês de fevereiro esperado de 30 anos é de 437,8”, diz José.

Segundo o meteorologista, a probabilidade é que chova quase todos os dias em horário que podem atingir dois períodos do dia. “Vamos ficar em torno de 500 milímetros para o mês de fevereiro, ou seja, chuva quase que todos os dias, notadamente no período da tarde para noite”.

Litoral do Pará

Ele conta que na região litorânea do estado o clima pode se manter com chuvas intensas, com acumulados dentro da média. “Salinas, Marudá e Soure no Marajó, que ficará também em torno de 500 milímetros, o esperado para o mês de fevereiro”.

Outras regiões

O mesmo se repete nas outras regiões do estado, que terão chuvas significativas na maioria dos dias. “O acumulado de chuva vai atingir grande parte da extensão territorial no sul, norte, leste e oeste e ficará em média de 300 milímetros”.

Para Santarém, Monte Alegre, Óbidos, Itaituba a expectativa é que o acumulado fique em 300 milímetros. A situação se repete em Conceição do Araguaia, Redenção, Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia. O restante do estado deve ficar entre 300 a 400 milímetros.

“De modo geral, todo o estado do Pará vai estar com chuvas frequentes em quase que todos os dias e o acumulado sempre deve ficar superior a 300 milímetros em alguns pontos, aumenta gradativamente da região sul do Pará para a região litorânea, enquanto os menores volumes no sul do Pará já é 300 milímetros aproximado e na litorânea ficará 500 a 600 milímetros”.

Inverno amazônico

Ele explica que o chamado “inverno amazônico” é uma característica do nosso período chuvoso, que começa em janeiro, principalmente na Região Metropolitana, e em fevereiro esse período chuvoso deve predominar com céu nublado e períodos encoberto, com chuvas em base que todos os dias.

Isso é influenciado pela Zona de Convergência Intertropical, que está próximo à Linha do Equador, fazendo com que essa faixa de nuvens da Zona de Convergência, permaneça no mês de fevereiro, causando chuvas em quase que todos os dias do mês. Ele ainda conta que a possibilidade de ocorrer “raios e trovoadas ou algumas rajadas de vento”, durante esse período.

Ele ainda alerta para os cuidados com a maré alta, que podem coincidir com os dias chuvosos. “O mês de fevereiro, março em diante é que devem acontecer os maiores volumes acumulados de chuvas e, principalmente, em Belém, onde as chuvas podem também coincidir com o período de maré alta”, conclui o meteorologista.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }