Foto: Alexandre Puget/Ascom Segup
Foto: Alexandre Puget/Ascom Segup

Forças de segurança intensificam combate à importunação sexual nos estádios, em Belém

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Em mais uma ação preventiva, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) firmou parceria com as polícias Militar e Civil, e com a Guarda Municipal de Belém, para a edição 2023 da campanha de combate à importunação sexual nos campos de futebol, lançada nesta quinta-feira, 9, nos estádios do Baenão, pertencente ao Clube do Remo, e Curuzu, do Paysandu. Sob o slogan “Importunação sexual é crime. Não faça parte desse time”, o trabalho das forças de segurança será realizado durante o Campeonato Paraense de Futebol.

Com o objetivo de garantir a participação efetiva das mulheres e da comunidade LGBTQIAP+ nas arquibancadas, a iniciativa visa garantir que em todos os jogos sejam realizadas ações preventivas, educativas e, se necessário, repressivas, para enfrentamento ao crime de importunação sexual, com a presença de equipes especializadas no combate à violência.

CONTINUE LENDO...

De acordo com o diretor de Prevenção Social da Segup, tenente-coronel PM Castro Alves, com a campanha o objetivo é criar uma cultura de respeito na sociedade para redução dos crimes desta natureza não somente nos estádios, mas em outros espaços, a exemplo do transporte público.

“A ideia é que durante a campanha, as orientações aconteçam além dos estádios e outros ambientes. As mulheres e pessoas LGBTQIAP+ são as maiores vítimas, mas qualquer pessoa pode sofrer importunação, e por isso vamos estar presentes na orientação para todos, pontuando do que se trata o crime de importunação e como denunciar”, informou o diretor.

Trabalho integrado – A integração é ponto primordial na realização da campanha, com a presença de equipes aptas para atuar repressivamente em situações de flagrante detectadas no local. Os agentes estarão a postos com as viaturas rosas, usadas no Programa Pró-Mulher Pará, e haverá ainda a distribuição de panfletos informativos sobre o crime de importunação sexual previsto no artigo 215 A, do Código Penal Brasileiro, com pena de um a cinco anos de reclusão.

Segundo a diretora de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, delegada Ariane Melo, externamente se tem a ideia errônea que os estádios são lugar sem regra, e nesse sentido as equipes vão trabalhar com policiamento ostensivo para atender às demandas. “Nosso objetivo é chamar a mulher para ocupar esse espaço, lembrando que todos os espaços devem ser ocupados por elas, e dentro da campanha tornar o estádio um lugar mais confortável para a vinda delas. Além disso, queremos também transmitir confiança para que elas, caso passem por alguma situação, confiem no sistema para denunciar, na certeza que o crime será investigado”, disse a delegada.

Para a comandante da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas), major Amanda Batista, a campanha é relevante por ser uma referência para acolhimento das vítimas e incentivo às denúncias. “Além de aumentar o leque das informações, a fim de promover a conscientização e educação dos torcedores perante as torcedoras. Vamos ter as nossas viaturas presentes, principalmente a rosa, sendo referências para coibir os importunadores. Estaremos integrados junto ao efetivo geral da segurança pública”, afirmou.

Fonte: Agência Pará

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }