A Prefeitura de Belém já organizou o esquema especial de plantão médico para atendimento dos casos de urgência e emergência na bucólica durante as festas de Réveillon 2022.
Ao menos quatro médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem compõem o reforço, que segundo Eduardo Barros, diretor geral do HGM, é fundamental para atendimento da demanda crescente em até 30% acima do normal no mês de dezembro.
Os horários de pico das ocorrências são após a tradicional virada do ano, nas primeiras horas da madrugada. Os casos mais comuns são queimaduras provocadas por fogos de artifício, ferimentos por instrumentos perfuro-cortantes, vítimas de acidentes de trânsito e até nascimento de bebês.
Na manhã desta sexta-feira, 30, véspera do Réveillon, o diretor recebeu a equipe dos homens da Defesa Civil Estadual. O coordenador, sargento BM Isaías de Souza Costa, quis saber sobre a programação e o funcionamento do atendimento.
“É que estamos na linha de frente, juntamente com todos os órgãos da segurança pública do Estado, na operação Fim de Ano e ficamos muito satisfeitos em saber que o hospital já se antecipou e organizou o atendimento dos casos de urgência e emergência do público que está em Mosqueiro para festejar o Ano Novo”, disse o sargento.
Alta – As festas de fim de ano, em Mosqueiro, atraem milhares de pessoas. Na manhã desta sexta-feira, 30, a rodovia PA-391, que dá acesso à ilha, registrava grande movimentação de veículos. No pórtico de entrada ilha, homens da Polícia Militar e da Guarda Municipal faziam a fiscalização nos coletivos.
A Prefeitura Municipal de Belém programou shows da virada nas praças da Vila, Baia do Sol e no bairro do Aeroporto. “Temos que ficar atentos para essa alta no atendimento e já estamos preparados com equipe médica e insumos, sendo os casos mais graves serão transferidos para Belém”, explicou o diretor, que, além da equipe médica, conta com apoio de ambulâncias do Samu e do próprio HGM.
Positivo – O HGM é a principal portal de acesso ao atendimento médico no distrito de Mosqueiro e toda sua extensão urbana e ribeirinha. Segundo o diretor, Eduardo Barros, 2022 registrou mais 58 mil atendimentos devido à estruturação e ampliação da clínica médica, instalação de equipamentos de laboratoriais modernos, raio x e, com previsão de instalação de tomógrafo, em 2023. As obras estruturantes para funcionamento do aparelho já iniciaram.

Em relação aos projetos de humanização das ações, o diretor destaca a instalação de um comitê gestor com representação mista de órgãos de saúde e a comunidade mosqueirense.
“Eu considero a instalação desse comitê, por meio de portaria da Secretaria Municipal de Saúde, um grande avanço porque estamos ouvindo a sociedade e tomando decisões conjuntas. Eu também faço visitas constantes nas comunidades para acompanhar a realidade de cada um e trabalhar em prol de uma saúde melhor para todos”, afirmou Eduardo Barros.
Entre os serviços com maior demanda de pacientes estão o laboratório com 57.609 exames realizados; 24.621 serviços de apoio diagnóstico (radiologia, eletrocardiograma e ultrassonografia) e 21.834 atendimentos nas clínicas de psicologia, serviço social, ouvidoria e nutrição.
Com esses números expressivos, a meta da direção do HGM para 2023 é habilitar a casa hospitalar às certificações de boas práticas de gestão e excelência em atendimento público.
Vidas – Após o ciclo crítico da pandemia da covid-19, quando o HGM também exerceu um papel importante no atendimento de pacientes e esquemas especiais de vacinação, a vida está voltando à normalidade.
Em 2022, 85 bebês nasceram vivos no hospital. A última foi Rebeca, que nasceu na madrugada da última quinta-feira, 29, de parto natural e pesando 3 quilos. A menina é filha do casal Simone Andrade Chagas e Joilson Souza da Silva. “Estamos muito felizes com nossa filha e agradecidos pelo atendimento aqui no hospital, graças a Deus foi tudo tranquilo”, disse Joilson da Silva.
O casal mora no bairro de Caranduba e já tem outros cinco filhos. “A vida tá difícil, mas estamos cheios de esperanças em dias melhores na certeza que nossa nenê será muito amada”, disse a mãe.
Simone Chagas aproveitou para pedir paz às famílias no ano novo. “Temos que valorizar nossa família e nossos filhos, e que o ano novo chegue com bastante luz e amor para todos”, desejou. A família recebeu alta, na manhã desta sexta-feira, 30.
Nesta sexta-feira, 30, penúltimo dia de 2022, Barros manifesta gratidão a Deus, à família e todos (as) que o ajudaram a encerrar um ano produtivo à frente da direção do Hospital Geral de Mosqueiro.
“Em 2022, a Prefeitura de Belém garantiu no hospital mais de 50 mil atendimentos, 342 cirurgias eletivas, realizamos mais de 57 mil exames laboratoriais e mais de 20 mil atendimentos nas clínicas especializadas. Instalamos também o comitê de gestor com representação popular da nossa comunidade de Mosqueiro”, ressalta o diretor do Hospital Geral de Mosqueiro.
“Para este Réveillon 2022 trabalharemos com atenção especial e reforço médico para os casos de urgência e emergência. Que 2023 chegue na paz, na crença que um novo tempo vai se iniciar e que nós possamos continuar trabalhando firme para saúde da nossa gente. E, em nome da pequena Rebeca, a 86ª criança nascida em nosso hospital em 2022, quero desejar Feliz Ano Novo e muita saúde para todos nós!”, desejou Eduardo Barros.
Com informações da Ag. Belém.