Foto: Rodrigo Pinheiro/Agência Pará
Foto: Rodrigo Pinheiro/Agência Pará

Investimentos do Novo Pac são previstos para o Pará; confira

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo Pac) vai investir R$ 75,2 bilhões em obras e serviços, no Pará. Entre os contemplados estão a derrocagem do Pedral do Lourenço, em Itupiranga; a ponte sobre o Rio Xingu na BR-230; duplicação da BR-316, em Castanhal, trevo de Salinas; pavimentação da BR-308, entre Viseu e Bragança; revitalização da Feira do Ver-o-Peso; dragagem de portos de Belém, e os estudos para a concessão do Ferrogão. O programa tem o objetivo de conectar 9.685 escolas e todas as prefeituras do estado. Estão previstas moradias no Minha Casa, Minha Vida, além de obras em creches e escolas de educação básica e de unidades básicas de saúde de diversos municípios.

Os investimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, irão contemplar 88 municípios paraenses em todo o estado. Serão retomadas e concluídas obras em unidades básicas de saúde de 36 municípios e em creches e escolas da educação básica em 136 cidades. A Universidade Federal do Pará (UFPA), também passará por obras.

CONTINUE LENDO...

O patrimônio histórico, também será contemplado. A Capela Pombo, em Belém, passará por restauração. A urbanização terá retomada e conclusão de obras, no Riacho Doce, Pantanal e Vila da Barca. Na Bacia da Estrada Nova, as obras serão retomadas e concluídas, com a prevenção de alagamentos e novas obras de drenagem.

Haverá obras de abastecimento de água para 63 aldeias indígenas espalhadas pelo Pará e Sistemas de Abastecimento de Água em Alenquer, Belém, Ananindeua, Marituba, Breves, Castanhal, Oriximiná, Paragominas, Santarém e Xinguara. Sistemas de Esgoto Sanitário para Ananindeua, Belém (ampliação do Sistema de Esgoto Sanitário e implantação da Estação de Tratamento de Esgoto do Una), Marabá e Santarém (Alter-do-Chão).

Na área de eficiência energética, haverá investimentos para Belém e o programa Luz para Todos chegará para 145.373 famílias que necessitam de sistemas isolados e para 55.361 famílias que dependem da extensão das redes do sistema integrado de energia elétrica.

No eixo inclusão digital e conectividade, o Novo PAC anuncia que irá conectar 9.685 escolas no Pará, implantar a tecnologia 5G para conectar as 144 sedes municipais (ou seja, todas as prefeituras estado); expandir o 4G para conectar 509 localidades paraenses; levar fibra ótica Backhaul para 25 municípios; construir infovias entre o Pará e os estados Amazonas, Amapá e Mato Grosso; construir uma infovia estadual de 3.700 quilômetros; e levar a TV digital para 15 cidades.

Na área de inovação e pesquisa, serão adquiridos equipamentos de pesquisa agropecuária para a Embrapa Amazônia Oriental. E, como “preparação de emergência sanitária”, será ampliada a capacidade do Laboratório Central do Estado (Lacen-PA), que também ganhará uma unidade móvel de resposta rápida.

Também haverá investimentos nos aeroportos de Belém, Altamira, Marabá, Santarém e Parauapebas/ Carajás; e na Estrada de Ferro dos Carajás.

Já nos portos, o programa prevê a construção do Terminal de Múltiplos Usos em Vila do Conde, Barcarena; a dragagem no porto de Belém na preparação para a COP 30, assim como a dragagem no Terminal Petroquímico de Miramar; e a construção de um terminal de uso privado em Ponta de Pedras, no Marajó.

Muitas rodovias foram contempladas, com obras de adequação da BR-316 e na BR-163 (De Sinop, no Mato Grosso, até o porto de Miritituba, em Itaituba, no Pará); construção dos trechos da BR-230 de Medicilândia a Rurópolis e de Novo Repartimento a Pacajá, da BR-308 e da BR-422; além do investimento para estudos da concessão da BRs-155, 158 e 163, assim como custeio do projeto da duplicação da BR-222 e dos projetos de restauração das BRs-158 e 155. O programa prevê ainda a construção de pontes sobre na BR-230 sobre o rio Xingu e no trecho de Altamira a Rurópolis.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }