Jornalista paraense em Israel compartilha relatos após ataque do Hamas; assista

A jornalista paraense Cássia Serruya, que atualmente mora em Israel, compartilhou nas redes sociais alguns relatos após os ataques do grupo extremista armado Hamas, no país do Oriente Médio. Cássia conta que grupos extremistas como Hamas e Hesbolah, por exemplo, já estão no terceiro dia de guerra contra Israel....

Publicado em 26 de junho de 2024 às 12:34

A jornalista paraense Cássia Serruya, que atualmente mora em Israel, compartilhou nas redes sociais alguns relatos após os ataques do grupo extremista armado Hamas, no país do Oriente Médio.

Cássia conta que grupos extremistas como Hamas e Hesbolah, por exemplo, já estão no terceiro dia de guerra contra Israel. 'A determinação agora é que a gente fique dentro de casa, algumas pessoas tem um quarto seguro, nós não temos. O que a gente pode fazer é ir para uma escada ou ir para o bunker - abrigo subterrâneo - do prédio, se ocorrer algum tipo de bomba ou míssil nas proximidades', relata a paraense.

Sobre voltar para o Brasil nos voos disponibilizados pelo governo, a jornalista disse estar focando na proteção, pois vivem no norte do País, em Nahariya. 'Estamos focando no agora, em nos proteger. Nesse momento a gente não tem como dar essa resposta, não é tão fácil sair de onde nós estamos, estamos no norte do país, bem longe de Telavive, onde fica o aeroporto. No momento nós estamos bem, escutamos desde cedo aviões atravessando o céu e disparos também', relatou.

Assista:

A paraense tem um canal no YouTube, onde compartilha informações de tudo o que acontece em Israel.

O ataque

Hamas lançou um ataque surpresa a Israel no último sábado, 7. O grupo extremista não reconhece o Estado Israelense e confirmou a autoria da ação. Em resposta, Israel declarou guerra e tem realizado operações de retalhação, principalmente na Faixa de Gaza.

Este é um dos maiores conflitos armados dos últimos tempos, mas, a disputa territorial entre palestinos e judeus é constante, e começou há vários anos, registrando grandes marcos históricos e religiosos para ambas etnias.