Foto: Agência Belém
Foto: Agência Belém

Literatura e cultura no feriado tem programação diferenciada na III Festa Literária de Mosqueiro

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A programação da III Festa Literária de Mosqueiro segue até dia 1º de junho, gratuita, na Praça da Vila. Nesta quinta-feira, o evento rende homenagens ao escritor Graciliano Ramos Milhomem e recebe uma conferência de João de Jesus Paes Loureiro.

Das 10h às 22h, a praça Matriz da Vila será o cenário de inúmeras atividades, começando com exposições e vendas de livros e artesanatos, rodas de conversa, oficinas de gastronomia e apresentações musicais e literárias. Neste último final de semana, os organizadores discutiram os detalhes finais da infraestrutura principal.

CONTINUE LENDO...

Durante cinco dias, a III Flim vai promover atividades que celebram a literatura, a gastronomia e a cultura local, com organização dos Escritores da Praia e pelo Gipace/IFPA e coordenação geral do Professor Lairson Costa, e apoio da Prefeitura de Belém – por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares, vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semec) – e Agência Distrital de Mosqueiro -, e Instituto Federal do Pará (IFPA), por meio da coordenação de Letras, e Universidade Estadual do Pará (Uepa)/Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, por meio do Curso de Gastronomia.

A Festa Literária de Mosqueiro tem como principal objetivo apresentar a literatura e sua relação com as outras artes, como a gastronomia, o artesanato, a música, a dança, mostrando que elas são capazes de atrair turistas para Mosqueiro e de produzir emprego e renda para os moradores da ilha. Esta edição contará com o dobro de tendas e estandes em comparação à edição anterior.

Graciliano Ramos Milhomem vive na Ilha desde a década de 1970. Nascido, já com nome de escritor, em 1950, na cidade de Riachão, Maranhão, naturalizou-se paraense, ao crescer na cidade de Marabá e, posteriormente, se mudar para Belém. Sua jornada é marcada por uma versatilidade impressionante: de pedreiro a vendedor de livros e cobrador de ônibus a escultor, compositor e escritor.

Como cantor, imortalizou o ritmo autêntico do forró pé-de-serra em vários CDs, todos compostos por músicas de sua autoria, celebrando as raízes e ritmos brasileiros. Recentemente foi um dos compositores de Mosqueiro registrado pelo programa Amazônia Samba, de Arthur Espíndola. Ainda inédito, vamos aguardar.

Na ilha, Graciliano fundou associações, emergindo como uma voz significativa em sua comunidade, dedicando-se ao enriquecimento cultural de sua terra adotiva. E, claro, ele faz parte do Coletivo Escritores da Praia, criado há mais de seis anos.

Atualmente, o grupo é formado por Graciliano e ainda por Alcir Rodrigues, Arnaldo Cabeleira, Claudionor Wanzeller, Jorge Moraes, Lairson Costa, Lindalva Sousa, Nonato Rodrigues, Paulo Uchoa, Roberto Santos, Ronaldo Andrade e Sandro Arlan.

Serviço:

HOMENAGEM E RODA DE CONVERSA

Nesta quinta-feira, 30 de maio, logo pela manhã, às 10h, será realizada a roda de conversa: Conhecendo o escritor Graciliano Ramos Milhomem, tendo como mediadora a Profa. Ma. Chris Souza.

Em seguida, às 11h, o autor concede autógrafos pela obra Aracapuri, obra infanto-juvenil, que tece uma espécie de aventura em que a fantasia e a realidade se encontram.

HISTÓRIAS E CORDEL

A partir das 16h haverá contação de histórias com a Profa. Dra. Rita Melém, da Biblioteca Itinerante BombomLER e Contadores de Histórias do Pará – RECONTAH e Roda de Conversa sobre Literatura de Cordel, com Francisco Mendes (Estande dos Escritores Paraenses) e Juraci Siqueira (Sismube). A mediação é do Prof. O Dr. Geraldo Magella.

CONFERÊNCIA COM PAES LOUREIRO E ENCERRAMENTO

A partir das 18h, será realizada a conferência “Estética da Resistência: a arte como forma de resistência cultural na Amazônia”, com Prof. Dr. João de Jesus Paes Loureiro e, às 20h, lançamento do livro “Mosqueiro: um encanto de Ilha”, do Prof. Dr. Lairson Costa. O encerramento da noite será com apresentação musical do Choro com Café e Carimbó Curuperé.

Com informações do Portal Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }