Durante uma fiscalização, 50 kg de maconha de tabletes foram encontrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-230, a Transamazônica, em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará.
Segundo a ocorrência, registrada na terça-feira, 5, o carro era transportado na carroceria de um caminhão trator do tipo semirreboque. A PRF informou que os policiais suspeitaram da caminhonete, que apresentava sinais de adulteração na carroceria.
Na vistoria, os agentes também perceberam um forte odor de substância análoga à maconha. Foi quando descobriram o fundo falso no veículo e encontraram o entorpecente.
Segundo a polícia, a droga e o motorista do caminhão foram encaminhados à delegacia de Altamira, também no sudoeste do Pará.
Somente em 2023, a PRF realizou 24 apreensões de drogas na região de Altamira, em um trecho de 500 km da Transamazônica. Levantamentos da corporação apontam que já foram apreendidos quase 600 kg de entorpecentes, a maioria, maconha.
A 4ª delegacia da PRF em Altamira lidera as estatísticas de apreensões de drogas no Pará, que já superaram os números de todo 2022, quando foram feitas 20 apreensões.
Conforme a PRF, com a intensificação das fiscalizações em pontos estratégicos, os traficantes mudaram a estratégia para evitar perdas dos carregamentos no transporte pela rodovia, que é uma rota do tráfico. Uma delas é distribuir as drogas em cargas menores.
Até o início deste mês de setembro, foram apreendidos na Transamazônica 365 kg de cocaína, 202 kg de maconha e 10 kg skunk, a super maconha, segundo a corporação.
Com informações da PRF