Publicado em 26 de junho de 2024 às 11:31
O público que passou pelo Hangar, desde a última sexta-feira, 4, teve acesso a um posto de vacinação montado especialmente para o evento Diálogos Amazônicos. No total foram aplicadas 615 doses participantes, sendo que somente neste domingo, 6, foram 339 doses.
'A vacina tem que estar onde o povo está e o nosso povo tem uma carência de locais para vacinar e para nós é uma grande oportunidade de deixá-lo protegido', disse Jaira Ataíde, coordenadora estadual de Imunização da Sespa.
Um dos diferenciais do serviço ofertado foi a busca ativa para avisar sobre a disponibilidade do serviço e explicar para estrangeiros, por exemplo, que este é um serviço gratuito que estava sendo oferecido durante o evento. 'Nós temos técnicos transitando pelo evento, convidando a todos para que venham se vacinar. Outro diferencial nosso foram os intérpretes que facilitaram essa comunicação e isso nos fez levar o serviço para ainda mais pessoas', completou a coordenadora.
Dona Cantuária Costa, 78 anos, aproveitou o intervalo entre as plenárias para tomar a quarta dose contra a Covid-19. 'Para mim essa iniciativa é muito boa porque assim como eu, muitas pessoas ainda não tomaram uma das doses por falta de tempo e disponibilidade. Hoje, por ser domingo, todos estão aqui no evento, então por quê não aproveitar e já sair daqui vacinado?', disse.
O participante Wallison Dias também decidiu atualizar a caderneta de vacinação com as doses para Febre Amarela e Tétano. 'Tava passando por aqui e achei importante fazer esse reforço já que o posto está à disposição de todos nós. Essa é uma iniciativa muito importante principalmente porque estamos em um espaço fechado, com muitas pessoas, e a vacinação é necessária'.
Durante os três dias foram disponibilizadas vacinas contra Covid-19 (esquema básico e reforço com a vacina bivalente), contra a Influenza, Febre Amarela, Tétano, Tríplice Viral e Hepatite B.
Outro serviço de saúde ofertado foi o espaço ambulatorial, voltado para sintomas mais simples e, nos casos mais graves, seguiu protocolos para encaminhamento dos pacientes. As reclamações mais frequentes durante os três dias que levaram o público ao ambulatório foram dor de cabeça, indigestão e desidratação. No total, 106 pacientes foram atendidos no local.
'Nossa avaliação é muito positiva sobre os três dias de atendimento, pois os serviços precisam ir até a população e tudo ocorreu dentro do que era esperado', disse Rômulo Rodovalho, secretário de Saúde do Estado do Pará.
Fonte: Agência Pará