Agência Brasil
Agência Brasil

Meteorologia diz que inverno amazônico ainda não começou, entenda por que está chovendo tanto

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Há quem duvide, porém, o período do inverno amazônico ainda não iniciou, conforme explica a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Andrea Ramos, que contou ao Roma News que as chuvas dos últimos dias na região norte do país são atípicas, causadas por um fenômeno meteorológico que se deslocou do nordeste do país, e pela influência da Zona de Convergência Intertropical, que traz consigo nuvens de chuva com volumes consideráveis. A previsão é que para os próximos dias permaneça a predominância do sol, com possibilidade de chuvas isoladas.

Segundo Andrea, o inverno amazônico é um conceito relacionado a um período do ano, que vária de região para região no norte do país. Ela afirma que geralmente ele é compreendido entre os meses de outubro a maio, porém, podendo variar.

CONTINUE LENDO...

“Esse inverno amazônico, em termos de conceito, é quando há período com bastante chuva e muita nebulosidade, portanto ele se trata de uma denominação regional. Isso varia a grosso modo, porque a partir de outubro já começa um aumento das chuvas”, afirma.

Ela conta que esse período sofre influência da Zona de Convergência Intertropical, que se trata de uma faixa de nebulosidade que fica oscilando, o que ocasionou chuvas de 20 a 30 milímetros.

“Esse período de chuvas está associado muito com a questão da Zecite, que é a zona de convergência intertropical. Que é uma faixa de nebulosidade que fica na linha do equador e oscilando, sendo que a partir de final de novembro e dezembro ela já desce, então ela já começa a influenciar as chuvas na região”, explica.

Ela explica que outro fator que contribui para as chuvas momentâneas são as brisas marítimas e terrestres, além de Belém estar próxima de um rio.

“No caso de Belém, por estar próximo de um rio, a questão da brisa marítima e brisa terrestre proporciona também um aumento de nebulosidade e chuvas, então tem um excesso de chuvas com sol e não deixa a temperatura subir muito, só que em função do El Niño, esse ano as temperaturas ainda persistirem acima da média”, diz a meteorologista.

Além disso, na Região Metropolitana de Belém, o inverno amazônico geralmente inicia no final de dezembro, com possibilidade de iniciar somente em 2024, conforme afirma o gráfico.

Foto: Reprodução/Andrea Ramos/INMET

Próximos meses

Ela ainda conta que a previsão para o próximo trimestre é que as chuvas fiquem abaixo da média.

“A previsão climática para o trimestre de dezembro, janeiro e fevereiro, está com o indicativo que as chuvas vão ficar abaixo da média, principalmente em todo o estado do Pará, Tocantins e essa parte mais norte do Amazonas”, conforme afirma.

Foto: Reprodução/Andrea Ramos/INMET

Previsão para dezembro

Já em dezembro, as chuvas devem ficar abaixo da média, com pontos isolados, podendo chover no Baixo Amazonas, Transamazônica e no Sul do Estado. No Marajó as chuvas vão chegar de forma irregular. Na Região Metropolitana de Belém vai ter maior cobertura de nuvens que deve diminuir 6º a temperatura máxima, com possibilidade de chuvas isoladas.

Nesta sexta-feira, 1, a previsão indica que a temperatura máxima chega a 35ºC e a mínima em 24ºC. A estimativa é de que o tempo fique nublado e haja leve chuva durante a tarde e noite.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }