Moradores que protestam na Alça Viária, pedem análise de área demarcada para instalação de aterro sanitário

O grupo de moradores dos municípios de Acará e Bujaru, nordeste paraense, que fecham a Alça Viária desde início da manhã de hoje, 18, em protesto contra a instalação de aterros sanitários na região, pedem ajuda das autoridades para que seja feito um licenciamento ambiental e uma análise na área proposta. De acordo com...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 12:23

O grupo de moradores dos municípios de Acará e Bujaru, nordeste paraense, que fecham a Alça Viária desde início da manhã de hoje, 18, em protesto contra a instalação de aterros sanitários na região, pedem ajuda das autoridades para que seja feito um licenciamento ambiental e uma análise na área proposta.

De acordo com os manifestantes, os aterros serão instalados em áreas de preservação ambiental de Bujaru e do Acará. Entre as exigências dos moradores que ocupam a rodovia PA-483, está a realização de um licenciamento ambiental paralelo, com a participação dos movimentos sociais e de um perito, além da participação no processo dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, do Instituto do Meio Ambiente (Ibama), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas), representantes das empresas, do consórcio e imprensa.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informou que analisa o pedido sobre a instalação do aterro sanitário no município do Acará seguindo todos os procedimentos legais com transparência e diálogo com a comunidade.