O Ministério Público do Pará (MPPA) deflagrou a Operação Mocoões, na quarta-feira, 12, para apurar um esquema de possíveis fraudes em licitações na área da saúde, educação, construção e fornecimento de medicamentos da Prefeitura de Anajás, que pode ter causado prejuízo de aproximadamente R$ 20 milhões aos cofres do município, localizado na ilha do Marajó, no Pará.
A operação também cumpriu treze mandados de busca e apreensão domiciliar deferidos pela Justiça, em endereços localizados em Belém, Ananindeua, Anajás, Melgaço e Igarapé-Miri. Houve apreensão de documentos em vários locais e de quase R$ 160 mil em espécie na residência de um dos alvos.
Os acusados são investigados pelos crimes de falsidade ideológica, peculato, associação criminosa, frustração ao caráter competitivo e fraude a licitação. O procedimento ainda não foi concluído e novas etapas da operação podem ser deflagradas.
O secretário de Saúde de Anajás foi afastado. As buscas ainda não encerraram e a operação está em andamento.
O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado (GAECO/MPPA), com o auxílio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI/MPPA) fazem parte da operação, que decorre de pedido de auxílio ao GAECO formulado pela Promotoria de Justiça de Anajás, por meio do PJ Harrison Bezerra.

Com informações do Notícia Marajó