Polícia Civil.
Polícia Civil.

Nova delegacia de atendimento à mulher é inaugurada em Icoaraci

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Polícia Civil do Pará entregou, nesta terça-feira, 27, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) do distrito de Icoaraci, em Belém. A unidade especializada vai funcionar em uma área anexa à 8ª Seccional Urbana de Icoaraci.

A nova delegacia atuará em casos de violência doméstica, familiar e sexual contra mulheres. A unidade terá equipe policial completa, com delegados, investigadores e escrivães.

CONTINUE LENDO...

No ato de entrega, o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, destacou que a nova unidade representa o fortalecimento da segurança pública no enfrentamento à violência contra mulheres. “Essa nova Deam era uma demanda necessária, que hoje estamos entregando aqui em Icoaraci. Vamos ter profissionais qualificados para atender a todas as pessoas que aparecerem em busca de atendimento. É uma demonstração firme e clara de que o governo do Estado tem como meta, como prioridade, a integridade da mulher e o enfrentamento a todo tipo de violência que ela venha a sofrer. A Polícia Civil estará atenta e vigilante”, destacou o delegado-geral.

O trabalho realizado na Deam Icoaraci será integrado, por meio de parceria com a Fundação ParáPaz, o que vai garantir um atendimento multidisciplinar e centralizado no mesmo espaço físico. A intenção é assegurar um serviço célere e humanizado.

“Os órgãos de segurança do Pará têm atuado de forma cada vez mais eficaz na repressão do crime contra mulher. Então, nesse sentido, a Fundação ParáPaz estará presente neste posto da Deam, fazendo o acolhimento da mulher vítima de violência, evitando que ela se torne vítima novamente, através de um corpo especializado que dará suporte às vítimas e à Polícia judiciária, para que ela possa fazer a apuração e responsabilizar os agressores”, reforçou Alberto Teixeira, presidente da Fundação ParáPaz.

Esta é a 4ª Unidade Especializada no Atendimento à Mulher existente na Região Metropolitana de Belém e a 19ª em todo o estado. A rede de proteção tem também a chamada Sala Lilás, espaço no município de Marituba, com atendimento especializado às mulheres vítimas de violência física e sexual.

FUNCIONAMENTO

A nova Deam funcionará todos os dias e terá como circunscrição, além de Icoaraci, as Ilhas de Outeiro, Cotijuba, e os bairros do Parque Verde, Tapanã e Pratinha. Aos fins de semana, haverá regime de plantão para garantir o atendimento às mulheres. Para a delegada Sílvia Mara Tavares, que ficará na titularidade da Deam Icoaraci, é necessário que as mulheres não se calem.

“Este espaço possibilita que todas as mulheres se sintam acolhidas e que venham pedir orientações e informações. Que façam seus registros. As mulheres não devem se calar, pois o silêncio é cúmplice da violência. Aqui teremos duas equipes completas para atendermos com eficácia, responsabilidade e seriedade todos os casos que envolvem mulheres vítimas de violência”, observou a delegada.

SERVIÇO

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Icoaraci funciona em parte anexa à 8ª Seccional Urbana do distrito, localizada na Rua Oito de Maio, 68 – bairro Campina, Belém. O espaço vai funcionar de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, e aos fins de semana em regime de plantão 24h.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }