Novo pré-sal: Alepa cria comissão de estudos sobre exploração de petróleo no Pará

Nesta terça-feira, 16, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão, acompanhado dos deputados Iran Lima, Luth Rebelo, Gustavo Sefer e Nilton Neves, recebeu uma comitiva de empresários interessados em avançar nas negociações para a exploração de petróleo no Estado, que eles denominaram de...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 10:09

Nesta terça-feira, 16, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão, acompanhado dos deputados Iran Lima, Luth Rebelo, Gustavo Sefer e Nilton Neves, recebeu uma comitiva de empresários interessados em avançar nas negociações para a exploração de petróleo no Estado, que eles denominaram de novo pré-sal.

O encontro tratou da exploração de petróleo na Margem Equatorial, que é o nome de uma extensa área litorânea que abrange desde o estado do Pará e Amapá até o Estado do Rio Grande do Norte, cujos estudos preliminares apontam altas probabilidades em conter uma grande reserva de petróleo e gás.

O Pará começa a a ser reconhecido, em relação a nova indústria petrolífera que chega ao Norte do Brasil. Havendo avanços em descobertas nas bacias da Foz do Amazonas e Pará-Maranhão, estima-se investimentos para produção de petróleo nestas áreas em torno de R$ 50 bilhões em 10 anos.

O presidente deixou a cargo dos deputados Gustavo Sefer e Luth Rebelo a construção de uma agenda dessa pauta, a partir de um grupo de trabalho, para que todas as demandas ponderadas pelo grupo obtenham apoio e avanço nas discussões nacionais.

O governador Helder Barbalho também está acompanhando a agenda e se mostrou aberto a apoiar o projeto de exploração de petróleo, que será executado na costa do Amapá, e terá apoio logístico totalmente sediado em Belém.

Também participaram do encontro, que ocorreu na antessala da Presidência da Casa de Leis,Fábio Vasconcelos (Vice-presidente do Sindicato Nacional das Indústrias Navais), Rafael Teixeira, Roberto K.Filho, Roberto Kataoka, Paulo Morelli, Antônio Batista, Ivo Borges (Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos), Dário Magalhães, Prefeito Dr. Lourival Menezes e vereadora Marília - Baião, e Ricardo - Federação de Futebol do Oeste do Pará.