O navio do PrevBarco, unidade móvel do INSS que atende ao Marajó, não conseguiu fazer a travessia entre Ponta de Pedras e Soure devido o clima na região e passará a semana, novamente, fazendo atendimentos em Ponta de Pedras. Uma nova data para Soure e Salvaterra deve ser definida ainda nesta semana.
O problema foi, novamente, a forte maresia na Baía de Marajó, que chegou a jogar ondas na cabine de comendo, no terceiro pavimento da embarcação, segundo a assessoria de imprensa do INSS.
“Soure e Salvaterra não receberão atendimento no período de 03 a 06/10, pois a embarcação não conseguiu fazer a travessia de Ponta de Pedras até Soure, por conta das fortes maresias, que chegavam até a cabine de comando – no terceiro pavimento da embarcação. Portanto, por questão de segurança, a embarcação retornou para Ponta de Pedras, onde continua o atendimento durante esta semana”, afirmou o órgão por meio de nota.
O PrevBarco é a unidade móvel flutuante do INSS responsável por levar atendimento aos ribeirinhos que moram onde não tem agência física.
De acordo com o INSS, o PrevBarco conta com equipamentos de última geração e realizam as mesmas atividades de uma agência fixa da Previdência Social. Além dos atendimentos, há uma sala para perícias médicas e outra para avaliações dos benefícios assistenciais.
A estrutura dos barcos permite o acesso a locais isolados, ampliando o alcance ao atendimento, evitando que ribeirinhos tenham que navegar por longas distâncias.
A programação do segundo semestre prevê 12 paradas para atender 13 cidades até o dia 16 de dezembro.
Veja o cronograma atualizado para o segundo semestre de 2022
Ponta de Pedras 03/10 a 07/10
Curralinho 24/10 a 28/10
Oeiras do Pará 31/10 a 04/11
Limoeiro do Ajuru 07/11 a 11/11
Anajás 28/11 a 02/12
Portel 05/12 a 09/12
Melgaço 12/12 a 16/12
Com informações do Portal Notícias Marajó