Palacete Pinho é reinaugurado nesta quinta-feira, 22, em Belém

A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Belém (Semec), irá inaugurar nesta quinta-feira, 22, às 17h, o Palacete Pinho restaurado, um investimento de mais de R$ 6 milhões para preservar a memória e o patrimônio histórico e cultural da capital paraense. Serão entregues a brinquedoteca, o salão...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 14:20

A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Belém (Semec), irá inaugurar nesta quinta-feira, 22, às 17h, o Palacete Pinho restaurado, um investimento de mais de R$ 6 milhões para preservar a memória e o patrimônio histórico e cultural da capital paraense. Serão entregues a brinquedoteca, o salão principal, o cinema 'Dira Paes' e as áreas externas com deck e administrativas.

O Palacete Pinho abrigará o Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace), antes localizado no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire. O Nace será uma escola de artes com espaço para música, teatro, dança, cinema e diversas manifestações artísticas, integrando a política de incentivo à cultura da gestão municipal.

Anteriormente sob responsabilidade da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), o Palacete agora está sob a administração da Semec, conforme decreto do prefeito Edmilson Rodrigues, publicado em 16 de junho de 2023, no Diário Oficial do Município.

No início deste ano, a Prefeitura de Belém já entregou o Palácio Antônio Lemos e o prédio que sediou a Fundação Cultural de Belém (Fumbel), que abrigará a nova sede do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben), ambos no centro histórico.

O Palacete Pinho, tombado pelo Iphan, está localizado no bairro da Cidade Velha, mantendo as características arquitetônicas da Belle Époque, do Ciclo da Borracha. Construído em 1897, o edifício de três andares foi ocupado pela família do comendador Antônio José de Pinho.