Pará é o estado que mais registra aparição de OVNIs no Brasil

O Pará é o estado brasileiro que mais registrou aparição de objetos voadores não identificados (OVNIs), entre 1954 e 2005, segundo dados do Comando da Aeronáutica – Sistema de Informações do Arquivo Nacional. O Brasil teve 710 avistamentos de OVNIs, sendo que o estado com o maior número de ocorrências foi o...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 11:27

O Pará é o estado brasileiro que mais registrou aparição de objetos voadores não identificados (OVNIs), entre 1954 e 2005, segundo dados do Comando da Aeronáutica - Sistema de Informações do Arquivo Nacional.

O Brasil teve 710 avistamentos de OVNIs, sendo que o estado com o maior número de ocorrências foi o Pará, com 133 registros, possivelmente devido às aparições na cidade de Colares em 1977 e 1978.

Além dos números do mapa, a Força Aérea também registrou 36 ocorrências sem especificação do local. Confira um mapa com detalhes dos avistamentos:

. Crédito: Reprodução: Geography.Brazil

Operação Prato

Operação Prato foi uma operação militar realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), em 1977, para investigar alegações de Objetos voadores não identificados (OVNIs) na região do município de Colares, no Pará. A operação foi encerrada após 4 meses, e outras missões relacionadas foram realizadas durante o ano de 1978.

Os objetos observados nos registros militares receberam a descrição de corpos luminosos e estavam associados a fenômenos relatados por moradores e autoridades, noticiados pela imprensa local, que reportavam supostos ataques à população.