Foto: Agência Pará
Foto: Agência Pará

Pará registra em abril o menor índice de roubos desde 2010

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Com inúmeras estratégias assertivas, integração das forças e o uso de novas tecnologias garantiram ao Estado do Pará, mais um resultado positivo no combate à criminalidade. O mês de abril de 2024, registrou um total de 2.968 ocorrências de roubo em todo o território paraense, o menor número em 15 anos. Em comparação com abril de 2019, o Estado registrou 6.834 ocorrências, o que representa uma redução de 57%.

Os dados são do levantamento mensal realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac). Conforme a análise da Siac, abril deste ano também é o melhor mês dentre os quatro primeiros de 2024, superando fevereiro, que até então era o melhor mês do ano, com 3.100 registros de roubos.

CONTINUE LENDO...

Além disso, abril é o melhor mês na linha histórica desde 2010 entre os meses de abril. Já no comparativo com abril do ano passado, com 3.670 registros, a redução é de quase 20%.

“Os números positivos são reflexos dos investimentos assertivos que o Governo do Pará tem empregado no combate à criminalidade, proporcionando bem-estar social aos paraenses, com investimentos sérios e políticas públicas objetivas”, aponta o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

“Em 2024, o Governo do Pará trouxe investimentos fortes na área da Segurança Pública: lanchas, coletes, renovação da frota de viaturas, assinaturas de ordem de serviço de bases, além da entrega do projeto de totens pelo Estado. Tudo isso alinhado à integração das forças de segurança que tem feito um trabalho acertado e os números só comprovam. Apesar dos resultados positivos, seguimos trabalhando para reduzir, cada vez mais, e garantir a paz social”, destacou.

Na Região Metropolitana de Belém, o mês de abril contabilizou 1.763 roubos, representando uma redução de 25% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 2.342 casos. Se comparado a abril de 2021, com 3.130 roubos, a redução é ampliada para 44%.

Melhor início de ano em cinco anos

No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a abril, o Estado do Pará também acumula reduções no índice de roubos. Em 2024, no quadrimestre, foram registradas 12.629 ocorrências; em comparação a 2019, que teve 29.392 casos, foram registrados 16.763 casos a menos, representando uma redução percentual de 57%.

Em comparação com o ano passado, que contabilizou 14.839 roubos, o Pará alcançou uma redução de 15%. Se comparado com o ano de 2018, quando o Estado atingiu a marca de 39.103 registros (mais que o triplo que em 2024), a taxa de declínio atinge 68%. Para o secretário, a conquista demonstra que o Pará segue no caminho certo.

“Temos feito muito pela segurança da nossa população, investindo em obras importantes que assegurem cada vez mais estas reduções. Fizemos muito até aqui, mas sabemos que muito ainda há para ser feito. Com a chegada de mais investimentos, nosso objetivo é buscar a manutenção dessas reduções e ampliá-las, trazendo segurança por todo o Pará”, afirmou Ualame.

Com informações do Portal Agência Pará

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }