Foto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Pará tem 16 cidades participantes do Concurso Público Nacional Unificado; confira a lista

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Estado do Pará lidera a lista da região norte do Concurso Público Nacional Unificado (CONU) divulgada, nesta sexta-feira, 1º, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com 16 cidades participantes. O concurso está previsto para ocorrer em março de 2024.

Segundo o Ministério da Gestão, 180 cidades estão na lista onde será aplicado o certame, onde foram escolhidas seguindo os critérios de densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso, utilizados pela Comissão Organizadora do CPNU.

CONTINUE LENDO...

Para a realização do concurso nacional unificado, foram selecionadas cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas. A distribuição será a seguinte: 39 cidades na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 na região Sul. 

A opção de realizar o certame em 180 cidades espalhadas pelo país tem o objetivo de democratizar o acesso da população às vagas do serviço público. “Fica mais fácil e mais barato para as pessoas fazerem a prova perto de suas casas. Além disso, pagando apenas uma inscrição os candidatos concorrem a vagas de vários órgãos públicos”, afirmou José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI. “Queremos aumentar a representatividade dessa força de trabalho, trazendo critérios sócio-econômicos, demográficos e territoriais já na aplicação do certame para que isso se reflita na Administração Pública Federal”, completou o secretário. 

Na região norte, as provas serão aplicadas em 39 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no estado do Amapá, 16 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins. No nordeste, os candidatos poderão realizar o certame em 54 municípios: dois em Alagoas, 16 na Bahia, seis no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, cinco em Pernambuco, sete no Piauí, três no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.

Já na Região Centro-Oeste, o CPNU chegará a 20 municípios distribuídos entre Goiás, com oito locais de aplicação da prova, Mato Grosso do Sul com quatro, outros sete em Mato Grosso e um no Distrito Federal. O Sudeste terá 44 municípios onde serão aplicadas as provas, sendo quatro no Espírito Santo, 24 em Minas Gerais, quatro no estado do Rio de Janeiro e 12 em São Paulo. Por fim, a região Sul terá 23 municípios onde será aplicado o certame: oito no Paraná, nove no Rio Grande do Sul e seis em Santa Catarina. 

Clique aqui para conferir a lista.

Com informações do Ministério da Gestão.

VER MAIS

VER MAIS