Parada do Orgulho LGBTI+ ocorre neste domingo em Belém; confira a programação

Neste domingo, 24 de setembro, as ruas do centro da capital paraense serão tomadas por pessoas, de todas as cores, gêneros, idades e orientações sexuais, reivindicando respeito e inclusão na 21ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Belém, realizada por um coletivo de movimentos sociais ligados à causa e com apoio da Prefeitura...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 12:20

Neste domingo, 24 de setembro, as ruas do centro da capital paraense serão tomadas por pessoas, de todas as cores, gêneros, idades e orientações sexuais, reivindicando respeito e inclusão na 21ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Belém, realizada por um coletivo de movimentos sociais ligados à causa e com apoio da Prefeitura de Belém.

A parada terá como ponto de partida o cruzamento entre a avenida Presidente Vargas com a Boulevard Castilhos França, com concentração a partir das 12h e saída às 15h, tendo como destino final a praça do Operário, em São Brás. 

Para todos

Com o tema 'Diversidade, inclusão, acesso e respeito', a  Parada do Orgulho LGBTI+ de Belém este ano busca incluir e cobrar direitos para todos os  LGBTI+  da cidade, não importando sua origem, raça, classe social e limitações físicas e intelectuais.

'Quando a gente fala da população LGBTI+, a gente fala de uma população diversa. Então, o tema da parada deste ano é baseado nesse acesso total da nossa população. Espero que a gente consiga garantir que todos tenham acesso aos espaços e políticas', explica um dos coordenadores do evento, Brunno Gomes. 

DJs, drag queens e artistas locais devem animar o ato por respeito à diversidade em Belém, em trios elétricos. A expectativa da organização é que este ano a Parada de Belém reúna 600 mil pessoas.

Para isso, 30 agentes da Guarda Municipal, a pé e em motocicletas, e duas viaturas e duas motocicletas da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) devem prestar suporte na garantia da segurança das pessoas e do trânsito, na concentração, no trajeto e na dispersão da parada.