Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Parte do Pará será coberto pelo mar até 2060, alerta ONU; veja as áreas

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

As cidades que compõem o norte do estado do Pará, como a Grande Belém, Marajó e região do Baixo Tocantins, poderão ter seus territórios cobertos pelas águas do mar até 2060, se o planeta aumentar as emissões de gases de efeito estufa, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

As projeções mostram que o nível do mar deve subir, em média, 21 centímetros no Pará, e até o fim do século pode chegar a quase 50 centímetros. Centenas de cidades costeiras altamente povoadas estarão expostas a um maior risco de inundações, segundo a ONU.

CONTINUE LENDO...

A estimativa foi publicada nesta terça-feira, 28, em um estudo desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em parceria com a agência Climate Impact Lab. O documento faz um alerta sobre o avanço das águas sobre a terra é uma consequência do aquecimento global. As inundações devem atingir todas as regiões do mundo.

Confira as áreas que devem ser afetadas no Estado do Pará:

Para fazer as projeções, o estudo utilizou imagens de satélite, mareógrafos e modelos do Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). E, para estimar o impacto do aumento do nível do mar, simulou um cenário com base na concentração de emissão de gases de efeito estufa de emissão intermediária, onde aumentaria a temperatura até 2100 em 2,7ºC.

 As projeções estimam que, se as emissões de poluentes continuarem iguais, o Brasil poderá ficar com uma área submersa total de 913,2 km² até meados do século.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }