A Polícia Científica do Pará (PCP) confirmou a falsificação de 21 lotes de vestuários do total de 4.982 artigos esportivos apreendidos pela Polícia Civil no dia 25 de novembro deste ano durante a “Operação Camisa 10”. Os produtos eram comercializados no centro comercial de Belém quando foram apreendidos.
A equipe pericial constatou que entre modelos de peças de vestuário, como shorts, casacos e camisas, em sua maioria da seleção brasileira, supostamente da marca Nike, que exibiam indícios de falsificação. O ‘Núcleo’ foi acionado pela PC, após um representante da marca manifestar-se acerca de intenso comércio de produtos falsificados no centro comercial de Belém, sobretudo por condizer com o período da Copa do Mundo.
As camisas foram lacradas, para preservar a cadeia de custódia, e levadas para o Núcleo de Grafodocumentoscopia da Polícia Científica para acondicionamento adequado. Foram 21 lotes de vestuário periciados, e, devido ao montante, uma equipe de 10 peritos criminais e auxiliares técnicos de perícia foi escalada para o trabalho.
O laudo definitivo tem previsão de conclusão para o início do próximo ano. Confirmando a fraude na marca, o laudo será entregue à Polícia Civil que subsidiará a conclusão do inquérito, que envolve a incineração de todo material apreendido, assim como a autuação dos suspeitos responsáveis pela comercialização.