Foto: Agência Belém
Foto: Agência Belém

Prefeitura busca programas e recursos em Brasília para saúde, turismo e saneamento de Belém

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, integrou a comissão da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que se reuniu nesta terça-feira, 19, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília, e discutiu a possibilidade de revisar a lista dos municípios que receberam vacina contra a dengue e a ampliação da distribuição dos imunizantes para outras localidades. Também foi debatida a política de vacinação contra a epidemia de dengue.

Comissão da FNP, além do prefeito de Belém, foi composta pelo prefeito de Campinas/SP, Dário Saadi, vice-presidente de Saúde da FNP, os prefeitos de Ribeirão Preto/SP, Duarte Nogueira, vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional; e de Feira de Santana/BA, Colbert Martins, vice-presidente de Infraestrutura.

CONTINUE LENDO...

Neste primeiro momento, 521 cidades de 16 estados brasileiros receberam os imunizantes, o estado do Pará e a capital Belém ainda não estão nesta primeira remessa.

Plano de ação

A ministra da Saúde anunciou durante a reunião um modelo para o Plano de Ação, necessário aos municípios que decretaram situação de emergência para acessar a segunda parcela do recurso emergencial.

Essa decisão atende ao pleito da FNP. Por não se encontrar em estado de epidemia da dengue, o município de Belém não decretou situação de emergência. Mas, a gestão municipal vem realizando mutirões com mais de 100 agentes de endemias, que atuam nos bairros de Belém onde existem incidências de casos. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) implantou uma sala de situação para monitorar o grau de elevação dengue na capital paraense e nos distritos.

“Foi uma importante reunião, onde se debateu um modelo de plano de ação que vai facilitar a liberação dos recursos para os municípios que decretaram situação de emergência contra a dengue. Ao mesmo tempo, conversamos sobre uma nova política de vacinação contra a dengue”, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Turismo – Ainda em Brasília, o prefeitol de Belém reuniu com o ministro do Turismo, Celso Sabino, para falar sobre o fomento ao segmento em Belém. “Foi uma conversa muito produtiva com o ministro do Turismo. Debatemos ideias muito importantes para investir em projetos inovadores, que vão cada vez mais deixar um legado importante para Belém receber pessoas do mundo inteiro, durante a COP-30, em 2025”, destacou Edmilson Rodrigues.

Assinatura – Em agenda na capital federal pela manhã, o prefeito Edmilson Rodrigues assinou o contrato de financiamento para as obras da Bacia do Mata Fome.

Fonte: Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS