Prefeitura de Breves, no Pará, cria protocolo emergencial de segurança nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Breves, no Arquipélago do Marajó, criou um protocolo de segurança emergencial para as escolas e acrescentou que as polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal, estão combatendo as ameaças feitas nas escolas da cidade. A medida se deu após uma ameaça feita na última...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 09:38

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Breves, no Arquipélago do Marajó, criou um protocolo de segurança emergencial para as escolas e acrescentou que as polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal, estão combatendo as ameaças feitas nas escolas da cidade. A medida se deu após uma ameaça feita na última quinta-feira, 12, contra o diretor e servidores de uma escola municipal, o que levou pânico ao colégio e movimentou as forças de segurança, que trabalham para identificar os autores das mensagens.

As ações imediatas vão intensificar as rondas nas escolas por parte da Polícia Militar e da Guarda Municipal, a criação de grupos de mensagens online com as forças de segurança para informação de possíveis ações e o contato direto com os comandantes das forças de segurança.

Também é previsto a instalação de câmeras de vigilância nas escolas, semelhante às que a PM têm em seis escolas em Breves, e um botão do pânico para situações emergenciais. Isso vai ser discutido com um comitê, que está sendo formado com representantes da administração pública, da comunidade escolar e das forças de segurança, e que também pode deliberar sobre outras medidas a serem adotadas.

Ainda hoje, a Semed vai se reunir com as forças de segurança para pedir mais orientações sobre como agir nestes casos e até para qualificar professores e servidores para combaterem as ameaças.

. Crédito: .

Com informações: Notícia Marajó