Andreia Teixeira e Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré
Andreia Teixeira e Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Procissões, Sermões e Ação Litúrgica: veja a programação da Sexta-Feira Santa

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Igreja católica celebra hoje a Sexta-Feira Santa. Esse é um dia de silêncio e oração, reflexão da crucificação e morte de nosso Senhor Jesus Cristo. Os católicos relembram os últimos momento do Senhor, com encontro da Virgem Maria com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, as três horas de agonia de Jesus no madeiro e a sua morte e traslado para o sepulcro.

O dia é de inteira reflexão com participação intensa de centenas de cristãos que lotam as ruas, capelas e igrejas da Arquidiocese, com a Procissão do Senhor dos Passos (7h – Basílica Santuário de Nazaré), e Nossa Senhora das Dores (8h – Igreja de São João Batista na Cidade Velha), Sermão do Encontro (10h – Igreja das Mercês), Sermão das Sete Palavras (12h – Capela do Colégio Santo Antônio), Ação Litúrgica da Paixão do Senhor (às 17h – Catedral e o Sermão do Descendimento da Cruz (18h – Catedral da Sé).

CONTINUE LENDO...

PROCISSÃO DO ENCONTRO

O dia começa com a Procissão do Encontro, às 7h, com a saída da Imagem do Senhor dos Passos da Basílica Santuário de Nazaré (Praça Santuário s/n) e às 8h sai a Imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja de São João Batista (Rua São João Diogo, Cidade Velha), ambas seguem em procissão para o encontro que ocorre na Igreja Nossa Senhora das Mercês (Rua Gaspar Viana s/n, Comércio), onde ocorrerá o Sermão do encontro às 10h.

Senhor dos Passos

A procissão sairá às 7h, da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e percorrerá AV. Nazaré, Assis de Vasconcelos, Gaspar Viana com Presidente Vargas, Manuel Barata, Travessa Padre Prudêncio com Gaspar Viana até a Igreja das Mercês.

Ao longo da procissão serão feitos os sete passos da paixão Jesus: 1º -Jesus entra em Agonia e sua sangue – Na saída da Basílica Santuário, 2º Jesus recebe o beijo de Judas e é preso- Em frente Colégio Santa Catarina de Sena, 3º Jesus é flagelado- Av. Nazaré entre Benjamin e Dr. Morais, 4º Jesus é coroado de espinhos- Em frente à Casa da Linguagem, 5º passo Jesus é condenado a morte- Em frente Hospital São Pio XII, 6º jesus recebe a cruz e carrega-a rumo ao calvário- Capela Santo Antônio e 7º passo Jesus morre na cruz- Paróquia Sant’Ana da Campina.

Nossa Senhora das Dores

A procissão sairá às 8h com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, que também simboliza a caminhada de Nossa Senhora ao encontro de seu filho. O trajeto contempla a Trav. Joaquim Távora, Rua Dr. Malcher, Rua Padre Champagnat até a Rua Siqueira Mendes, Trav. Dom Bosco até a Dr. Assis, Rua Cap. Pedro Albuquerque até a Rua Ângelo Custódio, Praça Felipe Patroni, Av. Portugal, Rua 16 de Novembro Até a Igreja Nossa Senhora das Mercês.

As sete paradas refletem as sete dores de Maria: 1ª Profecias de Simeão (Lucas 2, 34-35); 2º A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus 2, 13-21); 3º A perda do Menino Jesus no templo (Lucas 2, 41-51); 4º Encontro com Jesus caminhando para a morte (Lucas 23, 27-31); 5º A morte de Jesus na Cruz (João 19, 25-27); 6º Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus 27, 55-61); 7º A sepultura de Jesus (Lucas 23, 55-56). As paradas serão realizadas quatro ao longo do percurso, as outras três serão no Abrigo João de Deus, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Catedral Metropolitana.

SERMÃO DO ENCONTRO – 10h Igreja das Mercês

Após a procissão as Imagens Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores chegam à Igreja das Mercês, onde às 10h, ocorre o Sermão do Encontro este ano proferido pelo Padre Francisco Assis Felintro de Oliveira, Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. A programação terá transmissão ao vivo pelos meios de Comunicação da Arquidiocese de Belém (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais).

O sermão marca o momento em que a Virgem Maria encontra com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, pelas ruas de Jerusalém, depois de ser flagelado, coroado de espinhos e condenado à morte por Pilatos.

Neste momento reflete o caminho doloroso percorrido por Nosso Senhor Jesus Cristo junto a Nossa Senhora até o calvário, caminho onde Jesus remiu os nossos pecados, e nos mostrou o Maior ato de amor. O Caminho do Calvário onde Jesus se ofertou por amor, já com o Seu coração depositado em nós, para que alcancemos a vida eterna.

Ao final do sermão, as duas procissões tornam-se uma única caminhada que segue até a Catedral de Belém, onde, no fim da tarde, às 17h, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, conduzirá a Ação Litúrgica da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, em seguida, 18h, ocorre o Sermão do Descendimento da Cruz, este ano com o Diácono Leandro Guerra.

SERMÃO DAS SETE PALAVRAS – 12h Capela de Santo Antônio

Este ano os fiéis serão acolhidos a partir das 8h30, pela Comunidade Maíra que preparou uma programação que contará com Via Sacra às 8h30, terço às 10h, momentos de oração até às 12h, confissão e aconselhamento realizado por padres da Arquidiocese das 9h às 12h.

Pontualmente às 12h começa a edição do 144° do Sermão das Sete Palavras, que tem como pregador o Padre João Paulo de Mendonça Dantas, Reitor da Reitoria (Igreja) Nossa Senhora das Mercês e professor da Faculdade católica de Belém. Haverá transmissão ao vivo pelos meios de Comunicação da Arquidiocese de Belém (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais).

O Sermão é a meditação das Sete últimas palavras proferidas por Jesus Cristo, quando suspenso no madeiro da Cruz, em suas “Três Horas da Agonia”. São elas: 1. “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23, 34); 2. “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23, 43); 3. “Mulher, eis o teu filho. Eis a tua mãe” (Jo 19, 26-271); 4. “Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonaste?” (Mc 15, 34); 5. “Tenho sede” (Jo 19, 28); 6. “Tudo está consumado” (Jo 19, 30); 7. “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23, 46).

A cada palavra meditada é ilustrada com uma estrofe de “Le Sette Ultime Parole di Nostro Signore Sulla Croce”, de Giuseppe Saverio Raffaele Mercadante cantada pelo Coral Santa Cecília e os fiéis são convidados ao recolhimento e oração.

A escolha dos pregadores dos sermões da Semana Santa é feita pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Os pregadores dos últimos anos foram: Padre Glaudemir Simplício de Lima (2022); Cônego Roberto Emilio Cavalli Júnior (2021); Cônego Vladian Silva Alves (2020); Padre Moisés do Socorro Lima de Matos (2019); Dom Antônio de Assis Ribeiro (2018); Padre Agostinho Filho de Sousa Cruz (2017); Padre Carlos Augusto Azevedo (2016); Dom Irineu Roman (2015); Cônego José Gonçalo Vieira (2014); Frei Eduardo Farias (2013).

Ação Litúrgica da Paixão do Senhor – 17h na Catedral

Na Sexta-feira da Paixão e Morte de Jesus, celebramos a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, em todas as paróquias presididas pelos padres e vigários de acordo com a programação de cada uma. Na Catedral Metropolitana será às 17h, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, com transmissão ao vivo pelos meios de Comunicação da Arquidiocese de Belém (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais).

Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, estará na Área Missionária São João Bosco, às 15h, no Bairro da Sacramenta. Já Monsenhor Paolo Andreolli, às 15h, na Área Missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Marituba).

SERMÃO DO DESCENDIMENTO DA CRUZ – 18h Catedral

Este ano será a 6ª edição do Sermão do Descendimento da Cruz, instituído em 2016 por Dom Alberto. Ele ocorre em seguida da Liturgia da Paixão, também na Catedral. Esse ano terá como pregador Diácono Leandro Guerra, da Catedral Metropolitana e vice-presidente da Fazenda da Esperança.

O Sermão do Descendimento da Cruz recorda o momento que Jesus é retirado da Cruz e colocado no sepulto faz parte da programação da Semana Santa da Arquidiocese de Belém desde 2016. Não sendo realizado nos anos de 2020 e 2021, por conta da Pandemia.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }